Morosidade judiciária

Calandra, desembargador do TJ-SP, é entrevistado no Questão de Justiça

Autor

3 de fevereiro de 2015, 10h35

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Henrique Nelson Calandra é o entrevistado da edição desta terça-feira (3/2) do programa Questão de Justiça, que irá ao ar às 14h30 no canal TV Aberta, alocado no número 9 da NET e no 186 da Vivo.

No programa, Calandra comentará a entrevista que deu à revista Consultor Jurídico em 24 de janeiro. Nesta, o desembargador afirmou que, se os casos em que não há litígio fossem solucionados por vias extrajudiciais, como cartórios, a eficiência do Judiciário aumentaria, e o tempo de duração dos processos cairia.

Como exemplo desse tipo de procedimento, ele citou as incontáveis execuções fiscais que circulam pelos tribunais brasileiros, e defendeu que elas sejam processadas administrativamente.

Ao apresentador Walter Ciglioni, o desembargador afirmou que na Justiça Estadual há mais de R$ 1 trilhão em execuções fiscais federais e que as execuções fiscais municipais somam um volume de milhões de causas. Segundo Calandra, esse tipo de processo em que não há litígio há muito já deveria ter sido removido da órbita do Poder Judiciário. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!