Retrospectiva 2015

Aasp buscou dar suporte para reduzir sofrimento desnecessário de advogados

Autor

31 de dezembro de 2015, 8h02

A experiência de dirigir a Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), maior entidade de adesão voluntária do país, e representar mais de 92 mil advogados e advogadas em 2015 deixou evidentes algumas necessidades que serão nossas metas em 2016.

É imprescindível revigorar o prestígio da advocacia perante a sociedade civil e encontrar novos meios de representar a classe, menos burocráticos, menos protocolares e mais participativos e efetivos.

A Aasp persegue esses objetivos por meio de inúmeras iniciativas que giram ao redor de três eixos: produção e difusão de conteúdo útil; produtos e serviços de suporte profissional; e representação ativa da advocacia em espaços variados.

Em 2015, merecem destaque os eventos realizados fora da sede da entidade, estratégia tanto de aproximação com a classe quanto de difusão de conhecimento. Foram três simpósios regionais em Marília; São José do Rio Preto; e Ribeirão Preto e o Encontro Anual em Santos. Em 2016, vamos a outras cidades e também fora do estado.

O novo Código de Processo Civil foi objeto de 117 eventos, entre cursos, debates e seminários, a maioria deles com transmissão via satélite e pela internet, além de uma das três edições da Revista do Advogado e da criação de um hotsite que reúne vasto material sobre o novo CPC, com destaque para “CPC anotado”, artigo por artigo, realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná e disponibilizado gratuitamente.

Criamos a Agenda Cultural, com eventos permanentes, como a Semana da Mulher e a Semana Cultural, com atrações e atividades que buscaram oferecer cultura e inspiração para os associados.

Ainda nesse campo, realizamos a segunda edição do Pauliceia Literária, com autores como Mia Couto, Leonardo Padura, García Roza, José Eduardo Agualusa, Ruy Castro, Lira Neto, entre outros. Sucesso de público e de crítica. A Pauliceia é um presente da Aasp para a cidade e também tem o objetivo de reavivar a vida cultural do centro da metrópole.

Firmamos parcerias, convênios e acordos com: Faculdade de Direito da USP, IBDFAM, Instituto de Direito Público, Unisc, Comitê Brasileiro de Arbitragem, Aatsp, Associação dos Advogados do Rio Grande do Norte e Associação Maranhense de Advogados, entre outros. Aqui, as parcerias permitem conhecer melhor demandas regionais ou setoriais da advocacia e também ampliam nossa capacidade de gerar conteúdos especializados.

Com o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Ministério da Justiça, estabelecemos acordo de cooperação técnica para mediação, o que permitiu a criação do Centro de Mediação Aasp, que logo se tornará referência nacional nessa área.

No final do ano, concretizamos convênio com CIEE e TJ-SP para atuar em pontos críticos — congestionados — do sistema de Justiça e oferecer oportunidade de estágio profissional para estudantes de Direito.

O sistema de ensino telepresencial alcançou mais de 400 cidades no país, impulsionado pela parceria com a Escola Nacional de Advocacia do Conselho Federal da OAB.

Também este ano a Aasp passou a disponibilizar para os advogados o número (11) 9 9424-6731, para atendimento via WhatsApp.

O Conselho Diretor da entidade criou o Centro de Estudos da Advocacia e a Comissão do Jovem Advogado, ambos em fase inicial de funcionamento, mas com grande potencial para aumentar a participação dos advogados na vida associativa.

Vale ressaltar, por fim, que os advogados continuam enfrentando sofrimentos desnecessários no seu cotidiano e seguiremos trabalhando para reduzir essas dificuldades no exercício da profissão. Enviamos ofícios e realizamos inúmeras reuniões com autoridades públicas para discutir reclamações recebidas dos associados.

Reconhecendo a valiosa herança recebida daqueles que nos antecederam, 2015 foi um ano de manutenção e inovação para a Aasp: manutenção dos valores tradicionais, que tornaram a entidade respeitada e eficiente; inovações necessárias para acompanhar a velocidade das mudanças que marcam a vida contemporânea.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!