Entendimentos da corte
Superior Tribunal de Justiça divulga 17 teses sobre contratos bancários
Comentar
Comentários encerrados em 6/01/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.
Entendimentos da corte
Comentários encerrados em 6/01/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.
Comentários de leitores
7 comentários
Capitalismo subdesenvolvido
O IDEÓLOGO (Outros)
Os lucros dos Bancos se elevam a cada ano. Estão preparados para atuarem, tanto na Democracia como na Ditadura, no Presidencialismo e no Parlamentarismo. Dominaram a vida econômica dos súditos do Estado e se confundem com este. O exercício da liberdade é, por eles, cerceada.
Desfaçatez descarada
Roi (Advogado Autônomo - Administrativa)
Haja óleo de peroba para esses ministros, e esse tribunal ainda se auto intitula o Tribunal da Cidadania, arre!
Salve-se quem puder!
Antonio Aparecido Tinello (Advogado Autônomo - Dano Moral)
A porteira do inferno, do imponderável, do entendimento bizarro, inescrupuloso, foi escancarada, SALVE-SE QUEM PUDER!
As 17 teses que inverteram os princípios basilares do CDC
Charlston Ricardo Vasconcelos dos Santos (Advogado Assalariado - Civil)
Indiscutivelmente, é preciso tutelar o mercado, a atividade econômica, a livre iniciativa, enfim, o fornecedor, mas o que é lamentável é que das 17 teses apenas uma beneficia totalmente o consumidor, qual seja, a que limita os descontos dos consignados a 30%, pois as demais tutelam o fornecedor, além de contrariar diversas disposições previstas no CDC, como a declaração da nulidade de cláusulas abusivas e a inversão do ônus da prova. No dia a dia, nas ações propostas em favor do consumidor, será preciso rediscutir todas as teses divulgadas, demonstrando a distinção do caso concreto paradigma e o em questão, pois as instituições financeiras simplesmente estão replicando as decisões do STJ como se nada pudesse ser questionado pelo consumidor, quando há que se fazer as distinções pertinentes do caso concreto.
Tribunal da bancadaria
Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)
As "teses" são apenas uma cartilha dos Bancos, que juntamente com o Estado manda no STJ.
HAJA SEMINÁRIOS (leia-se convescotes)
Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório - Civil)
Pagos pela FEBRABAN para agradecer a pirotecnia jurídica em que se empenhou o STJ em favor dos bancos. 2.016 certamente será um ano reservado a "palestras", "convenções" e outros que tais em praias paradisíacas do Nordeste extensivos aos familiares babás e "pets" dos Ministros, tudo realizado em hotéis 5 estrelas, afinal "é dando que se recebe", em especial quando se dá muito e nos estertores do ano que acaba, quando tudo acontece de forma sorrateira e despercebida. Parabéns aos amigos dos Bancos.
O Tribunal dos Bancos!!
Wesley MV (Outros)
O STJ, popularmente conhecido como o Superior Tribunal dos Bancos, simplesmente rasgou o Código de Defesa do Consumidor na sua ânsia de fazer malabarismos jurídicos a favor de instituições financeiras.