Afastamento ilegal

PRB vai ao Supremo para que Pinato retome relatoria de processo contra Cunha

Autor

14 de dezembro de 2015, 19h23

Um mandado de segurança foi impetrado pelo PRB no Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira (14/12), para que o deputado federal Fausto Pinato (SP), filiado à sigla, volte a ser o relator do processo de cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A ministra Rosa Weber será a relatora da ação.

Na peça, o PRB alega que Pinato foi afastado de forma ilegal e arbitrária da relatoria do processo contra Cunha no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. Na semana passada, por decisão do 1º vice-presidente da Mesa-Diretora da Câmara, Pinato foi afastado da função.

Além disso, o partido afirma que o afastamento ocorreu para impedir o andamento do processo disciplinar. Antes de ser afastado, Pinato deu parecer favorável à continuidade do processo.

"É evidente que Pinato não é desejado pelo representado [Cunha] como relator, não porque esteja propenso a beneficiá-lo, mas sim porque, ao protocolizar seu parecer perante o Conselho de Ética, deixou claro que não o beneficiaria como compadre", argumenta o PRB.

O deputado Marcos Rogério (PDT-RO), novo relator do processo sobre Eduardo Cunha, deve apresentar nesta terça (15/12) o novo relatório sobre o caso. O deputado já adiantou que será favorável à admissibilidade do processo. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!