Consultor Jurídico

Comentários de leitores

8 comentários

tem que publicar na internet as despesas, não é fazer solici

analucia (Bacharel - Família)

OAB tem que publicar na internet as despesas, não é fazer solicitação.....

o povo tem que saber....

Notas com restaurante

Zé Machado (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Se publicarem as NF com despesas de restaurantes, a coisa vira festa e banquete constante. Imagine-se o resto!

Oab na contramão da história

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos, escritor e jurista. A injustiça, por ínfima que seja a criatura vitimada, revolta-me, transmuda-me, incendeia-me, roubando-me a tranquilidade e a estima pela vida. Rui Barbosa. O que dá asco (nojo) é deparar com grandes juristas que rasgam a Constituição para defender a escravidão contemporânea da OAB, sem nenhum argumento jurídico, pregando o medo o terror e a mentira. Isso é vergonhoso. Temos que preservar as nossas entidades e é em respeito a egrégia OAB, notadamente ao altruístico e laborioso trabalho dos seus ex-dirigentes, que conclamo todos resgatar e humanizar a OAB.Hoje OAB só tem olhos para os bolsos dos seus escravos contemporâneos. Nenhum jornal publica o real faturamento da OAB e seus satélites. Não é da alçada da OAB e de nenhum sindicato avaliar ninguém. Art. 209 da CF diz que compete ao poder público avaliar o ensino. OAB é entidade privada. Ela não tem poder de regulamentar leis e nem de legislar sobre exercício da profissão e não tem poder de avaliar ninguém. Isso é um abuso. Mas para calar nossas autoridades OAB, usurpando papel do Congresso Nacional, isentou do seu exame caça-níqueis os bacharéis em direito oriundos da Magistratura, do Ministério Público e os bacharéis em direito de Portugal. E com essas tenebrosas transações e discriminações essa excrescência Constitucional? Onde fica o Princípio da Igualdade insculpido na Constituição? Se não tem argumentos jurídicos para contrapor, CALEM-SE. Por quê os quase R$ 1 bilhão tosquiados dos bolsos dos escravos da OAB não são revertidos no reforço das suas qualificações? ao invés de patrocinar jantares para figuras políticas peçonhentas do Congresso Nacional descompromissadas com a realidade nacional? JÁ NÃO ESCRAVOS. MAS IRMÃOS.PAPA FRANCISCO. Fim exame daOAB.

Transparência

Augusto Filho (Professor)

Aos que querem maiores informações sobre as contas da OABCF basta fazer solicitação. O órgão está sempre aberto as demandas dos advogados e da população brasileira.

Falácia

Tiago Amaro (Consultor)

Eu li uma nota no site da OAB sobre a prisão do Senador Delcídio, segue o link: http://www.oab.org.br/noticia/29052/colegio-de-presidentes-da-oab-quer-cassacao-de-cunha-e-delcidio

Quanto as eleições no modo atual, não vejo o porquê dessa proposta de mudança de um sistema congressual para o voto direto de todos os advogados!

“A tal da transparência, tão exigida por toda a sociedade e pela própria OAB quando o assunto são os três poderes da República, passa longe da entidade que tem suas contas desconhecidas por todos os advogados.” Isso é outra falácia, pois no Portal da Transparência da OAB, podemos visualizar, para os anos de 2008 a 2015, os Balanços Patrimoniais, Balanços Patrimoniais Comparados, Demonstração de Resultado dos Exercícios Anuais, Quadros Sintéticos de Receitas/Despesas, Resumos dos Resultados Econômicos, além de outras informações importantes, segue o link: http://www.oab.org.br/transparencia/patrimonial-economico.html

OAB = política

Manente (Advogado Autônomo)

A OAB além de política, virou trampolim para tal finalidade. E mais, não haverá mudanças, enquanto houver interesses da minoria.

OAB e lei da transparência

analucia (Bacharel - Família)

parabéns ao articulista, pois a OAB é uma caixa preta, pois não publica quanto os seus funcionários ganham de salário, nem as despesas com diárias de servidores e conselheiros. Ora, se é uma espécie de "órgão público" que não paga impostos, então tem que publicar. Até os sindicatos estão sendo notificados pelo MTE para criarem o portal da transparência.

Corda em casa de enforcado

Henferra (Advogado Autônomo - Civil)

Todos dizem que vivemos em um Estado democrático de direito, com as instituições e entidades de classe funcionando a pleno vapor, exalando transparência e participação na vida social e política em terras brasileiras, dando exemplos, aqui é alí de gestão efetivamente democrática. Ledo engano. Afora todas as falhas e,porque não dizer, má intenção por parte dos dirigentes, brilhantemente pontuadas pelo nobre colega articulista, ainda temos que conviver com o ranço ditatorial do voto OBRIGATÓRIO nas eleições da OAB. Como se pode pregar a democracia, a liberdade e a cidadania plena de povos efetivamente civilizados se a entidade que espelha efetivamente esses ideais de liberdade e de justiça, pratica a mais hedionda ditadura entre seus próprios pares, encabrestando a consciência e a vontade de pessoas que, pela própria sobrevivência profissional, necessariamente tem que ser esclarecidas. O voto, para o profissional do direito é, efetivamente um DIREITO, não uma obrigação. O único obstáculo do voto tem que ser a própria consciência do indivíduo. O resto é hipocrisia.

Comentar

Comentários encerrados em 14/12/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.