Cadeira vazia

Conselho Federal da OAB aprova lista sêxtupla para o TRF da 5ª Região

Autor

2 de dezembro de 2015, 14h03

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil definiu nesta quarta-feira (2/12) a lista dos seis advogados candidatos a ocupar uma vaga do quinto constitucional no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Essa lista será enviada à corte, que escolherá três nome e os enviará à Presidência da República.

A vaga foi aberta em decorrência da nomeação do desembargador Marcelo Navarro Ribeiro Dantas como ministro do Superior Tribunal de Justiça, em setembro deste ano.

Chama a atenção na lista aprovada nesta terça o fato de nenhum dos integrantes ter aparecido na lista anterior, para preencher a vaga da desembargadora Margarida Cantarelli, que se aposentou em março de 2014.

Dois nomes se destacam, o de Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho e o de Silvana Rescigno Guerra Barreto. Leonardo Carvalho é membro do Conselho Nacional do Ministério Público e conta com o apoio do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Silvana é apoiada pelo ministro Francisco Falcão, presidente do STJ, e já havia se candidatado à última lista sêxtupla para o TRF-5, mas ficou de fora.

Também se destaca o fato de, dos seis aproados, três terem sido juízes dos tribunais eleitorais de seus estados: Luciano Guimarães Mata (Alagoas), Juvenal Francisco da Rocha Neto (Sergipe) e Verlando de Queiroz Medeiros (Rio Grande do Norte). Harrison Targino, o mais votado ao lado de Silvana, já foi secretário de Educação da Paraíba.

Veja os eleitos pelo Conselho Federal da OAB nesta quarta-feira:

  • Harrison Alexandre Targino   27 votos
  • Silvana Rescigno Guerra Barreto   27 votos
  • Luciano Guimarães Mata 26 votos
  • Juvenal Francisco da Rocha Neto 25 votos
  • Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho 25 votos
  • Verlano de Queiroz Medeiros 25 votos  

*Texto alterado às 13h30 do dia 3 de dezembro de 2015 para correção.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!