Boas práticas

Conheça os vencedores das sete categorias da 12º edição do Prêmio Innovare

Autor

1 de dezembro de 2015, 19h36

Os vencedores das sete categorias da 12ª edição do Prêmio Innovare foram divulgados nesta terça-feira (1º/12), em cerimônia no Supremo Tribunal Federal. Das 667 práticas inscritas, 21 chegaram à final.

Neste ano, o Prêmio Especial foi dedicado ao tema “Redução das ações judiciais do Estado: menos processos e mais agilidade” e recebeu projetos de diversos setores da sociedade, inclusive de profissionais das outras categorias concorrentes.

Conheça os vencedores nas sete categorias:

  • Tribunal: Criança e adolescente protegidos (desembargadora Lidia Maejima, do Tribunal de Justiça do Paraná);
  • Juiz: Apadrinhar – amar e agir para materializar sonhos (juiz Sério Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro);
  • Ministério Público: Osório – um projeto de acessibilidade (promotor de Justiça Luis Cesar Gonçalves Balaguez, Osório – RJ);
  • Defensoria Pública: Da tranca para a rua – a execução penal na voz dos presos (defensores públicos de Barra do São Francisco – ES);
  • Advocacia: Justiça acolhedora: respeito às demandas sociais (advogada Anette Cardoso Rocha, Belo Horizonte);
  • Prêmio Especial: Centrais de negociação da Procuradoria-Geral da União (procuradores da PGU, Brasília);
  • Justiça e Cidadania – O observatório social de Maringá e a busca pela transparência e zelo na gestão dos recursos públicos (Maringá – PR).

Para o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski, o Prêmio Innovare incentiva uma sociedade mais pacífica ao lançar um olhar externo para as práticas desenvolvidas no Judiciário. “Quando a sociedade participa da solução de problemas, há pacificação mais amigável, sem confronto entre as partes.”

Além de Lewandowski, participaram da cerimônia os ministros do STF Luiz Fux, Gilmar Mendes e Dias Toffoli; o ministro aposentado Ayres Britto; o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, além de diversos ministros e conselheiros de órgãos do Judiciário.

Plataforma digital
Além da premiação, neste ano o Instituto Innovare lançou a plataforma digital Brasil na Prática. A iniciativa é uma comunidade colaborativa para incentivar o compartilhamento e participação social em práticas que buscam aperfeiçoar a Justiça brasileira. As práticas inscritas já devem ter resultados comprovados na melhoria da prestação do serviço jurisdicional. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!