Luto na Justiça

Morre o desembargador aposentado do TJ-RJ Olavo Tostes Filho

Autor

28 de agosto de 2015, 11h43

Morreu nesta quinta-feira (27/8), aos 97 anos, o desembargador Olavo Tostes Filho, do Tostes e Associados Advogados. O velório acontece na manhã desta sexta-feira (28/8) no cemitério Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro. O sepultamento será às 13h30.

Olavo Tostes Filho iniciou a carreira como advogado em Muriaé (MG). Antes de se tornar juiz, chegou a ser eleito deputado estadual em Minas Gerais pela UDN, porém renunciou ao cargo em 1951 para tomar posse como juiz substituto no Distrito Federal (Rio de Janeiro).

Nomeado para o Tribunal de Alçada do estado da Guanabara, foi promovido a desembargador em 1971. Com a fusão dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro, compôs a primeira formação da 8ª Câmara Cível, em 1975. Tornou-se Corregedor-Geral da Justiça, no biênio 1981-82. O desembargador também atuou na Justiça Eleitoral, presidindo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro entre 1985 e 1986. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, deu aulas de Direito Civil de 1956 a 1966.

Aposentado, Olavo Tostes Filho ingressou no Tostes e Associados Advogados, escritório fundado por seu filho Sergio Tostes e pelos advogados Edmundo Lins Neto e James Clark. Na banca, prestava assistência e orientação aos demais integrantes.

Em nota, o Instituto dos Advogados Brasileiros afirmou que Olavo Tostes Filhos foi um desembargador exemplar, "notabilizado por sua competência e sabedoria, distinguindo-se por sua enorme fidalguia e respeito aos advogados, a quem tratava com absoluto respeito e a todos atendia com presteza e muita atenção".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!