Consultor Jurídico

Marcos Stábile: Ajuste fiscal deve prezar pela segurança jurídica

28 de agosto de 2015, 6h17

Por Marcos Canassa Stábile

imprimir

Desde de 1º de julho de 2015, foram restabelecidas as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins, 0,65% e 4%, respectivamente, incidentes sobre receitas financeiras auferidas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração não-cumulativo das referidas contribuições. As alíquotas foram fixadas pelo por meio do Decreto 8.426/2015. Tal majoração é mais uma consequência do tão debatido ajuste fiscal, que vem sendo proposto pelo governo federal inserido em um momento extremamente conturbado da política econômica do país.

A questão que se faz necessária apresenta-se no sentido de como seria possível ajustar as contas públicas retraindo e descapitalizando o contribuinte? É plausível majorar a tributação, onde já se tem uma carga elevadíssima, sem prejudicar e diminuir o poder de investimento das empresas? Ora, é claro que não!

Ainda, o efeito de um ajuste fiscal emergencial, que possui a premissa de alavancagem da arrecadação, tolhe ainda mais o contribuinte quando é implementada de maneira a não respeitar os preceitos legais. Melhor dizendo.

As alíquotas do PIS e da Cofins incidentes sobre receitas financeiras obtidas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração não-cumulativo que eram zero desde 2004 passarão a corresponder a 4,5%, por meio de majoração instituída pelo Decreto.

Ocorre que não há na Constituição Federal de 1988 autorização para a fixação das alíquotas desses tributos por Decreto. Isto é, estamos diante de violação frontal ao princípio da legalidade. Pelo ordenamento tributário pátrio, regra geral, apenas é válida a exigência de tributos que decorra de lei, o que garante a segurança jurídica ao contribuinte.

Neste sentido, da forma como foram majoradas as alíquotas do PIS e da Cofins incidentes sobre receitas financeiras, há clara agressão ao disposto no artigo 150, I, da Constituição Federal e, portanto, torna-se inconstitucional. Isso porque o legislador não pode delegar ao poder executivo sua função precípua, qual seja, neste caso, a criação de Lei que defina precisamente a metodologia de fixação da alíquota dos tributos.

Nesse contexto, é válido destacar que somente o Imposto de Importação (II), o Imposto de Exportação (IE), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) é que estão abrangidos pelas exceções ao princípio da legalidade, podendo ter alíquotas alteradas por ato infralegal do Poder Executivo, já que tais tributos estão diretamente ligados à balança comercial, ao setor produtivo e econômico, necessitando de agilidade por parte do Executivo para regular e preservar determinados setores do país.

Assim sendo, como já esperado, algumas empresas já buscaram o Poder Judiciário para questionar a constitucionalidade dessa norma que restabeleceu a cobrança das contribuições sobre as receitas financeiras, e nesses tempos de crise a tendência é que outras tantas empresas busquem o mesmo direito, ainda mais com a notícia de que algumas delas estão conseguindo liminares para impedir o fisco de cobrá-las — as Justiças Federais de São Paulo e Rio de Janeiro já concederam liminares em favor de alguns contribuintes.

Portanto, por mais necessário que seja o ajuste fiscal para que o país consiga uma retomada econômica, esse deverá respeitar os princípios e limites estabelecidos pela Constituição Federal, deverá primar pela segurança jurídica dos atos propostos e, principalmente, deverá zelar pelo respeito aos direitos dos contribuintes e sua capacidade em suportar tão excessiva carga tributária.