Consultor Jurídico

Comentários de leitores

9 comentários

ética...

Renan Bernardes (Advogado Autônomo - Tributária)

Mas a ética pode se resumir a código? Se assim o for, talvez não estejamos mais no campo da ética, mas do direito. Talvez criar mais leis impondo condutas não será justamente se afastar do campo da ética? A ética não deve pressupor liberdade da escolha com o melhor valor?

Ética....

Luiz Parussolo (Bancário)

"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada."
Ayn Rand

Nos EUA...

Neli (Procurador do Município)

Nos EUA não foi o primeiro caso. Há muito li por ai um juiz multou a si mesmo por estar com a carteira de habilitação vencida. Estava atuando num caso semelhante e aí sacou sua Habilitação para mostrar ao acusado e viu que estava com a sua vencida e lhe aplicou uma multa.

ética

lucasgp (Advogado Autônomo - Criminal)

Como diz meu amigo Vicente Golfeto: "A matéria prima com que se faz ética é respeito". É isso que demasiadamente tem nos faltado. Principalmente pra minha geração! Prestes a ceifar à 31ª primavera, uma coisa é facilmente perceptível em relação a minha geração: “geração de muita estética e pouca ética”. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Grato pelo texto! Muito bom!

Um código que urge

Manuel Santiago (Jornalista)

As instituições compromissadas com o verdadeiro interesse públicos, sabendo da possibilidade de abuso por seus integrantes, logo logo se apressam em estabelecer um código de conduta, o que a todo custo é evitado pelas tradicionalmente corporativistas.

Auxílio moradia e terno em Miami

rodrigomouraduarte (Advogado da União)

E auxílio moradia para comprar terno em Miami, dentre outras finalidades (??!!) tortuosas? É algo ético?

Verba indenizatória para "indenizar" algo não indenizável? É ético?

Só para relembrar: https://www.youtube.com/watch?v=AbrQc22CJE0

Ah sim: dispenso comentaristas que utilizam argumentos ao estilo "vc está com inveja", "o concurso é público" ou teses similares de "alto quilate"...

terno em Miami

rodrigomouraduarte (Advogado da União)

E justificar o auxilio moradia para poder comprar terno em Miami?

Fere algum preceito ético?

Patologia judicial

Luiz Carlos de C. Vasconcellos (Advogado Associado a Escritório - Criminal)

O episódio do juiz que multou a si mesmo só revela que magistrados também devem fazer exames psiquiátricos de tempos em tempos.

Nelson rodrigues

Chiquinho (Estudante de Direito)

Essas grandes lições éticas de foro íntimo existentes no DNA dos homens honestos valem as lições do maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos:
"Se os homens de bem tivessem a ousadia dos canalhas, o mundo estaria salvo".
No Brasil, ser honesto, é sofrer de urticária e gastrite! Os ladrões estão sempre soltos bolando novos golpes corruptos, mesmo com os olhos vendados, com as mãos com luva de box, amarradas, dentro da água e no escuro...
Por que será que SÓ os canalhas não têm escrúpulos?

Comentar

Comentários encerrados em 31/08/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.