Ranking de Notícias

Aval do Supremo para audiências de custódia foi destaque da semana

Autor

22 de agosto de 2015, 17h22

Um dos temas mais comentados nos tribunais de Justiça do país, o projeto que cria audiências de custódia ganhou sinal verde do Supremo Tribunal Federal. A proposta obriga que juízes tenham contato pessoal com presos em flagrante em até 24 horas, para avaliar se a medida é realmente necessária. Para a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol/Brasil), havia um problema na forma como a experiência começou em São Paulo – por meio de norma administrativa do TJ-SP, sem lei específica. Já o ministro relator Luiz Fux considerou que o provimento do tribunal apenas disciplinou direitos fundamentais do preso já citados no Código de Processo Penal e no Pacto de San José da Costa Rica, que entrou no ordenamento jurídico brasileiro em 1992. Clique aqui para ler a notícia.

Nova temporada
A longínqua operação “lava jato” ganhou novo fôlego nesta semana com a primeira denúncia apresentada ao STF: o alvo é o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), denunciado sob acusação de ter recebido propina para viabilizar a construção de dois navios-sondas da Petrobras. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, baseia-se em depoimentos de delatores, em requerimentos assinados na Câmara contra empresas que teriam interrompido as propinas e em doações de dinheiro à Assembleia de Deus – o vínculo seria comprovado porque o diretor da igreja evangélica é irmão do pastor que celebra cultos frequentados pelo deputado. Cunha negou as acusações e diz que a denúncia apresenta “ilações”. Clique aqui para ler a notícia.

Redução em andamento
Sem muito alarde nem grandes disputas políticas, a Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição 171, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos — como estupro e latrocínio — e também nos de homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Foram 320 votos a favor, 152 contrários e uma abstenção. O texto vai agora para o Senado. Clique aqui para ler a notícia.


Entrevista da Semana
O advogado José Roberto Batochio avalia que o autoritarismo das ditaduras mudou de forma, manifestando-se hoje em alguns juízes, delegados de polícia, auditores fiscais e outros agentes públicos. Nessa toada, ele avalia que o direito de defesa tem sido “levado às cordas”: “Cada vez mais se faz esse discurso dito pragmático de que para combater o indesejável ilícito penal todas as providências são aceitáveis.” Ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o criminalista diz que os profissionais da área vêm sendo confundidos com seus clientes e defende ainda atualizações pontuais no Estatuto da Advocacia. Clique aqui para ler a entrevista.


Audiência
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 794,5 mil visitas e teve 1,3 milhão de visualizações de página entre os dias 14 e 20 de agosto. A terça-feira (18/8) foi o dia com mais acessos, quando o site recebeu 148,6 mil visitas.

O texto mais lido, com 47,1 mil leituras, foi sobre regras aprovadas pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil na forma como profissionais devem fazer cartões de visita e patrocinar eventos e publicações. Em materiais de divulgação, foi permitido o registro do nome do profissional ou da sociedade, o número de inscrição na entidade, as especialidades, o endereço, o horário de atendimento e o logotipo da banca, além de referência a títulos acadêmicos e distinções honoríficas. Também ficou permitido patrocinar eventos ou publicações de caráter jurídico. Clique aqui para ler a notícia.

Com 15,4 mil acessos, ocupa o segundo lugar do ranking a coluna Senso Incomum, do jurista e professor Lenio Luiz Streck. Ele reclama da recorrente “ladainha” de alguns magistrados ao julgar, em embargos de declaração, que não são obrigados a se manifestar sobre todos os dispositivos invocados pelas partes. “Mas as teses alegadas e não enfrentadas não representam, exatamente, hipóteses de, no mínimo, omissão?”, questiona o autor. Clique aqui para ler a coluna.


As 10 mais lidas
OAB libera patrocínio de publicação e evento de caráter jurídico
Virou moda dar o drible da vaca nos embargos de declaração no crime
Advogada divulga "nota de repúdio absoluto" a reportagem publicada pela ConJur
Prefeitura do Rio é proibida de multar motorista do aplicativo Uber
Novo Código de Processo Civil traz mudanças nos honorários advocatícios
Advogada dos EUA que cobrou de clientes até horas em frente à TV é suspensa
Um milhão de advogados + dezenas de carreiras jurídicas. E fracassamos!
Youssef confessa lavagem, mas é absolvido por causa de confusão do MPF
Ação da OAB-SP contra velocidade em marginais deve ir para Justiça Federal
"Autoritarismo de ditadores hoje está em chefes de repartição, delegados e juízes"


Manchetes da Semana
Norma que criou audiências de custódia em São Paulo é válida, decide STF
Direito Penal não deve tratar de posse de drogas para uso pessoal, afirma Gilmar Mendes
Exercício de direito ao silêncio não livra defesa de apresentar contraprova em juízo
Anulação da satiagraha e condenação de Protógenes transitam em julgado
Para TST, formalismo exagerado é cerceamento ao direito de defesa
Quadro de credores pode ser retificado após plano de recuperação, diz STJ
Youssef confessa lavagem, mas é absolvido por causa de confusão do MPF
"Autoritarismo de ditadores hoje está em delegados e juízes"
Férias coletivas e lay offs podem ser mais vantajosos para empresa do que PPE
TRF-4 cassa decisão de Moro e dá a réu direito de aguardar provas da Petrobras

 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!