Política de Ordem

Corrida eleitoral da OAB já tem até denúncias de propaganda irregular

Autor

11 de agosto de 2015, 15h26

Em São Paulo, a corrida para ocupar a cadeira de presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil parece afastada da capital do estado, mas tem se feito presente no interior. Até jatinhos particulares têm sido usados para percorrer o estado, onde os seis pré-candidatos declarados buscam apoiadores e pessoas para falar em nome de suas campanhas. Até agora, os advogados do interior (maioria no estado) têm recebido visitas de cinco pré-candidatos de oposição: Anis Kfouri; Sergei Cobra Arbex; Ricardo Sayeg; Raimundo Hermes Barbosa; e João Biazzo Filho. Pela situação, concorre o atual presidente da OAB-SP, Marcos da Costa.


Caótica e infernal
O presidente da seccional baiana da OAB e candidato à reeleição, o advogado Luiz Viana Queiroz disse em entrevista ao portal A Tarde que a justiça baiana é caótica e que advogar nesse sistema é um inferno. Segundo ele, nem 15% dos 1,6 milhão de processos que tramitam no primeiro grau foram analisados. “Isso demonstra que há algo muito errado, faltam juízes, faltam serventuários e falta estrutura. A Justiça estadual não é digna da Bahia”, afirmou. Queiroz disse ainda que sugeriu soluções presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, mas ele não foi muito receptivo às ideias.


Esqueçam o passado
A pré-candidatura do advogado Cláudio Canuto à seccional da OAB em Alagoas recebeu o apoio de antigos adversários, informou o  Tribuna Hoje. A atual presidente Cláudia Lany e a ex-procuradora-geral do município, Maryny Alves afirmam que apoiarão Canuto. O acordo foi oficializado por meio de um texto publicado no Facebook. Em 2012, Canuto e Alves foram derrotados por Cláudia.


Eleições limpas
O advogado Pio da Silva, pré-candidato à presidência da seccional da OAB de Mato Grosso, lançou a campanha “Eleições Limpas em 2015”. Com a iniciativa, Silva busca conseguir que as contas eleitorais de todos os candidatos ao cargo estejam disponíveis na internet, que a boca de urna seja proibida, que seja instituída a desincompatibilização dos ocupantes de cargos diretivos que disputarão o pleito e que todas as chapas tenham um representante inscrito na comissão eleitoral. As informações são do site Olhar Jurídico.


Queimando a largada
Na eleição para a seccional de Goiânia, mesmo antes da oficialização das chapas que disputarão o pleito, já há acusações de propaganda antecipada. De um lado há críticas ao fato de o atual presidente Enil Henrique divulgar spots pagos em rádios, do outro, as críticas voltadas ao oposicionista Lúcio Flávio se referem ao site que seus amigos lançaram em seu nome na internet. As informações são do Diário da Manhã.


Sangue novo
O vice-presidente da seccional alagoana da OAB, Ednaldo Maiorano, afirmou em entrevista ao jornal Tribuna Hoje que a advogada Fernanda Marinela será a candidata da chapa da atual administração. Ele disse ainda que pretende permanecer como vice-presidente.


Lançamento de candidatura
O advogado Chico Lucas, integrante do movimento Comissão Independente de Advogados, lançará sua candidatura à presidência da seccional da OAB no Piauí nesta semana, segundo o portal Cidade Verde.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!