Elogio ao colega

Associação de juízes cita escritores e "solidão" em nota de apoio a Sergio Moro

Autor

5 de agosto de 2015, 18h44

O juiz federal Sergio Fernando Moro acabou com a "estranha sensação de que as mãos da lei jamais atingiriam os 'príncipes da República'", afirma a Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages). A entidade divulgou, nesta quarta-feira (5/8), uma nota de apoio ao juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos decorrentes da operação "lava jato", que investiga corrupção na Petrobras.

Pouco mais de um mês depois de a Associação dos Juízes Federais do Brasil rejeitar críticas ao trabalho de Moro, a Anamages tece loas ao juiz: “O digno e caríssimo magistrado Sergio Moro empresta o seu trabalho ao engrandecimento do Estado, da República, do Brasil. A sua independência demonstra que a firmeza das decisões depende apenas de coragem”.

A entidade afirma que o julgador, “tem demonstrado prudência e senso de justiça", antes de dizer que o questionamento das medidas cautelares deferidas deve ser realizado pela via recursal, "demonstrando exclusivamente uma suposta ausência dos pressupostos legais”.

A Anamages cita ainda escritores, como Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, e a “solidão” dos juízes para demonstrar seu apreço ao colega. “Os magistrados estaduais do Brasil, apesar da solidão, estão solidários a um digno colega que resgata o exercício republicano do Poder Judiciário, onde não há príncipes, lordes ou condes, onde a igualdade de todos perante a lei é a expressão maior do nosso compromisso para com a prestação jurisdicional, onde não há nomes, filiação, status político ou poder econômico.”

Nesta quarta, Moro assinou a sétima sentença da "lava jato", condenando executivos da OAS.

Clique aqui para ler a nota.

* Texto atualizado às 19h do dia 5/8/2015.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!