Consultor Jurídico

Prerrogativa da Ordem

OAB reage a notificação do MPF para abertura de processo disciplinar

Retornar ao texto

Comentários de leitores

8 comentários

Mais um vexame da oab, vergonha para a advocacia

wgealh (Advogado Autônomo - Ambiental)

Mais um pronunciamento desastroso da oab que muito contribui para o descrédito dos advogados que diz defender.
Se a oab realmente estivesse com os pés no brasil que diz servir, apoiaria a estrita informação do m p para instaurar processo disciplinar. Os poderes se comunicam - mas pelo que transparece da matéria - a oab quer que o mp venha de joelhos?
Não, a oab deve sim, até por respeito ao povo brasileiro, agradecer ao mp se o processo concluir pelo erro dos advogados, entendendo estarmos em um estado democrático de direito, não existe poder maior que os demais, como a oab defende ser o maior poder do brasil, acima de qualquer um outro.
Ledo engano.
Advogado também erra, e são muitos, ao inves de condenar o mp sem ao menos investigar, é no minimo incongruente com sua defesa do estado de direito.
Primeiro apure, depois critique.
Hoje a oab protege bandido, amanhã não tera moral nem para segurar chapéu na mão.

Cuidado com falas intespetivas.

Respeitar a oab é respeitar a liberdade!

mfontam (Advogado Sócio de Escritório - Administrativa)

Não faz o menor sentido o MP dizendo para a OAB o que deve fazer em relação a seus integrantes. Cabe até mesmo por parte da OAB avaliar eventual responsabilidade penal e administrativa caso suas prerrogativas não tenham sido respeitadas. Não pode a OAB deixar que o MP passe a de fato controlar suas atividades. Se o Poder Judiciário já está subjugado pelo MP, isso não pode ocorrer com a OAB, suas prerrogativas são indisponíveis e devem ser respeitadas. Parabéns ao Presidente Nacional da OAB.

Hipocrisia

Olho clínico (Outros)

Que péssimo exemplo da oab. Querem exercer controle sobre os demais, mas para si, rejeitam tudo, a OAB não presta contas a ninguém e seus procedimentos são sigilosos. A OAB quer dar pitaco nos outros mas não aceita nada que vem de fora. Lamentável. Passou da hora de abrir a OAB para a participação externa, já que eles participam dos outros.

Parabéns Presidente!

Luis Feitosa (Advogado Associado a Escritório - Criminal)

Nos tempos atuais onde magistrados e membros do MP podem tudo, não me soaria estranho se esses ou aqueles começassem a determinar a OAB o que deve ser feito.
O Ilustre Presidente Furtado estar, ao meu sentir, fazendo um excelente trabalho, senão a nobre profissão estaria em absoluta berlinda.

Se até José Dirceu pode advogar...

Foster (Administrador)

Se até José Dirceu pode advogar, mesmo tendo condenação transitada em julgado, quem nesse país não poderia? se bem que vedaram o excelentíssimo Joaquim Barbosa. OAB é extremamente conivente com advogados criminosos. Não raro vemos, os "deuses" da advocacia em matérias policiais. Cumpre 1, 2 anos de cadeia e volta aos estelionatos da vida. Aproveitar e deixar minha "sincera desconfiança" à pesquisa, totalmente imparcial, que disse que 89% dos brasileiros aprovam exame de ordem. Percentual um pouco elevado, talvez os outros 11% seja de reprovados rs. Quando até a OAB contrata pesquisas "datafolha" é porque estamos indo pro fundo do poço. Concordo que deva existir exame de ordem, mas não manipulem a opinião pública.

Depende...

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

Tem um escritório de advocacia em SP que vem praticando atos ilegais contra uma certa coletividade de consumidores.
.
Na compra de imóvel novo o comprador é OBRIGADO a pagar para este escritório cerca de 3 mil reais como "taxa de elaboração de contrato". Quem tem que elaborar o contrato e arcar com eventual custas de advogado não é o vendedor? É, massss nessa terra de ninguém...
.
Na minha opinião, neste caso acima, o MP não precisa de autorização da OAB para investigar e propor ACP com vista a aplicar multas pelo ilícito praticado por este escritório.
.
O MP não pode é ABRIR/INICIAR/MANDAR INICIAR PROCESSO DISCIPLINAR.
.
Mas no exemplo disposto no início deste texto, não só o MP pode como deve.
.
Se bem que nesta área de defesa do consumidor o MP/SP é manso manso...

Falta pouco para Juiz determina que a OAB casse advogados

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Pode ser que não demore muito até que apareça algum caso de Magistrado determinando que a OAB seja "obrigada a suspender o registro do advogado tal..., sob pena de multa e prisão por crime de desobediência..."

Virou moda, agora segura essa OAB

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Virou moda, e várias seccionais da OAB vinham se curvando a estes rasgos de magistrados e ministério público. Um advogado desagrada, determinem-se envio de peças para OAB apurar falhas éticas, sem indicar quais.
Agora a OAB Federal é que está vendo cair a ficha?

Comentar

Comentários encerrados em 12/08/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.