Consultor Jurídico

Comentários de leitores

4 comentários

Por que a votação ocorrerá num domingo?

BERNARDO MATTEI (Advogado Associado a Escritório - Comercial)

Por que a votação do novo código de ética ocorrerá num domingo? Aliás, será necessário mesmo a implementação de um novo Código de Ética para advocacia? No Paraná, não tivemos debates abertos sobre o tema....

Títulos e qualicações profissioanais

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos, escritor e jurista. Não sou vidente mas desconfio que por trás dessa mudança é para DELETAR na surdina o art. 29 § 1º do Código de Ética Disciplina da OAB, abaixo transcrito

A palavra advogado deriva do latim ad-vocatus. Segundo o dicionário Aurélio, Advogado é o “Bacharel em direito legalmente habilitado a advogar, i. e., a prestar assistência profissional a terceiros em assunto jurídico, defendendo-lhes os interesses, ou como consultor, ou como procurador em juízo.
Assegura o art. 5º inciso XIII, da Constituição: “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. (LEIA-SE Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9.394/96). Art. 48 da LDB, os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular. Não obstante o art. 29 § 1º do Código de Ética Disciplina da OAB (Das regras deontológicas fundamentais) “Títulos ou qualificações profissionais são os relativos à profissão de ADVOGADO, conferidos por universidades ou instituições de ensino superior, reconhecidas. Será que irão deletar esse dispositivo ?

Registro

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Quero registrar aqui meu protesto pelo fato de que a advocacia nacional foi COMPLETAMNETE EXCLUÍDA da elaboração do que eles estão chamando de "novo Código de Ética". Esse que estão agora votando o projeto não me representam, nem representam a advocacia nacional e isso, curiosamente, não é infração disciplinar.

Oab democrática

Marcel Diniz (Advogado Sócio de Escritório)

Parece-me que o atual momento não exige discussões acaloradas acerca do Código, mas sim, encaminhamento de outras discussões ainda mais importantes, em especial, ELEIÇÕES DIRETAS PARA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA OAB NACIONAL! Por qual motivo tal matéria nunca é pautada? Simples, pois toda eleição envolve discussões de idéias e o surgimento de novas cabeças, coisa que a OAB não parece estar preocupada neste momento.

Enquanto isso, continuemos a defender a DEMOCRACIA, contudo, menos em nosso quintal!

Comentar

Comentários encerrados em 20/04/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.