Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Resolução consensual

Instituto CPR organiza evento sobre mediação de conflitos empresariais

Com o objetivo de promover a resolução consensual de conflitos, o International Institute for Conflict Prevention and Resolution (CPR) e a Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil (Camarb) organizam no dia 24 de abril, em São Paulo (SP), o III Congresso de Medição Empresarial. 

Com o tema “Moldando o futuro: Redefinindo o Conceito de Vitória e Adaptando-se para a Mudança”, o seminário discutirá o gerenciamento de conflitos empresariais, práticas inovadoras na área, legislação brasileira, e a mediação em ramos específicos da indústria.

Entre os palestrantes estão o presidente do CPR, Noah Hanft; o professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Carlos Alberto Carmona; e o juiz e membro do Comitê Gestor do Movimento de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça André Gomma.

Objetivos do CPR
O CPR foi fundado em 1979 no EUA com o objetivo de estimular o diálogo entre as empresas e os advogados para que encontrassem meios mais baratos e eficazes de resolver seus litígios.

Em 1979, o instituto emitiu um compromisso por meio do qual as empresas e escritórios de advocacia signatários declaram suas intenções em explorar negociação, mediação ou outros métodos extrajudiciais nos conflitos oriundos de contratos e transações comerciais com outras empresas signatárias, antes de iniciarem um litígio tradicional. Esse documento foi assinado por mais de 4 mil empresas e 1,5 mil bancas. Entre elas, estão a Apple, a Ford, a Coca-Cola, a Sony, e a Pfizer.

Em 2012, o CPR lançou a “Declaração do Século 21 do Instituto CPR de Política de Resolução Extrajudicial de Disputas para Empresas”. Quem assina essa carta se compromete a empenhar esforços no gerenciamento sustentável de resolução de disputas.

Congressos anteriores
O primeiro congresso do CPR no Brasil ocorreu em 2013 no Rio de Janeiro, e teve como objetivo defender a mediação como método para resolução de conflitos empresariais no país.

Já a segunda edição do evento aconteceu em 2014 em Belo Horizonte (MG). Dessa vez, o seminário apresentou uma visão geral sobre como a mediação vem sendo usada em um mundo cada vez mais globalizado, transparente e dinâmico. 

SERVIÇO
III Congresso de Medição Empresarial -  “Moldando o futuro: Redefinindo o Conceito de Vitória e Adaptando-se para a Mudança”
Organização:
International Institute for Conflict Prevention and Resolution
Data: 24 de abril de 2015
Horário: das 7h30 às 19h30
Endereço: Amcham Business Center – Rua da Paz, 1431 — São Paulo
Preço: R$ 600,00
Contato: awalker@cpradr.org, com Angélica Walker
Inscrições: neste link.

*Texto alterado às 21h35 do dia 7 de abril de 2015 para correções.

Revista Consultor Jurídico, 6 de abril de 2015, 21h01

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/04/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.