Greve de professores

Sindicato terá que tirar do ar comercial que orienta aluno a não ir à escola

Autor

1 de abril de 2015, 21h35

O sindicato dos professores de São Paulo (Apeoesp) deve retirar do ar um comercial de TV que fala sobre a greve da categoria no estado e orienta os pais a não levarem seus filhos às escolas. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a decisão liminar desta quarta-feira (1/4) prevê multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Em sua decisão, a juíza Laís Amaral afirmou que a orientação é ilícita e "extremamente prejudicial" e determinou que não seja veiculada nenhuma campanha com esse teor. A principal pauta dos grevistas é o reajuste salarial de 75%, que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) diz não ter condições de atender.

Em entrevista à Folha, o secretário de Educação, Herman Voorwald, afirmou que a recomendação às famílias é que levassem as crianças aos colégios, pois o volume de faltas de docentes estava próximo de dias normais.

Apeoesp disse que vai recorrer da decisão judicial. A presidente do sindicato, Maria Izabel Noronha, afirmou que fez a campanha porque o governo adota medidas para diminuir o impacto da greve. Ela afirma que escolas têm unido classes quando um professor falta e que não há docente eventual para fazer as substituições.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!