Consultor Jurídico

Colunas

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Mercado Jurídico

Pinheiro Neto se destaca em 13 áreas e mantém liderança em ranking

Por 

O Pinheiro Neto Advogados continua sendo o escritório com mais destaque no cenário Brasileiro, segundo a publicação Chambers e Partners Latin America 2015. Citado pelo ranking da publicação inglesa em 13 áreas do Direito, o Pinheiro Neto é a banca que mais aparece na “Banda 1” — reservada para os mais bem recomendados nas pesquisas feitas com clientes e parceiros — seguido pelo Machado, Meyer Sendacz, Opice Advogados (8 citações) e pelos escritórios Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Junior e Quiroga e TozziniFreire, ambos com 6 aparições na “Banda 1”. (Veja a tabela no fim da coluna)

Gringos na área
A variação é pequena em relação à ultima edição do ranking, de 2014, com a notável entrada de escritórios estrangeiros, como Clifford Chance; Clyde & Co; Simpson Thacher & Bartlett LLP; e White & Case LLP. Segundo o editor da publicação, Andres Jaramillo, a área cujo crescimento mais chamou a atenção no último ano foi a de projetos. “Um escritório que esteja atuando na área de projetos no Brasil vai ter um crescimento rápido nas áreas de finanças, planejamento, fusões e aquisições, tributária”, afirma Jaramillo.

Projetos de vida
A Chambers e Partners deu também o prêmio "Lifetime Achievment" para José Luis de Salles Freire, sócio fundador de TozziniFreire Advogados. A premiação é concedida a partir de pesquisa anual sobre o desempenho dos principais escritórios e seus profissionais em várias regiões do mundo. O Barbosa, Müssnich e Aragão conquistou, pela segunda vez consecutiva, o prêmio "Client Service Award 2014", também da publicação inglesa.

Nomes do tributário
Também foi publicada neste mês a lista dos tributaristas mais admirados do país, na International Tax Review (ITR). Entre os nomes listados pela publicação reconhecida mundialmente estão Maurício Pereira Faro (foto), sócio do Barbosa, Müssnich e Aragão; Luiz Gustavo Bichara, do Bichara, Barata e Costa Advogados; Gustavo Brigagão, do Ulhôa Canto, Rezende e Guerra AdvogadosGileno Barreto, da Pricewaterhouse Coopers; Marcos Matsunaga, da KPMG; Ivan Tauil, do Tauil e Chequer Advogados.

Novo na praça
Foi lançado neste mês o escritório Chaves, Gelman, Machado, Gilberto e Barboza Advogados (ou CGM), formado, principalmente, por advogados que saíram do Campos Mello Advogados. Os sócios Adriano Chaves, René Gelman, Martim Machado e Bernadete de Figueiredo Dias, estavam no Campos Mello desde 2010. André Marques Gilberto e Patrícia Barboza, também sócios, trabalhavam na banca desde 2012 e 2013, respectivamente.

Multi serviços
Foi lançado na última semana o Grupo AFMS, que reúne o escritório de advocacia AFMS Attorney & Counselor at Law e a empresa de eventos, a AFMS Events. À frente do negócio está a empresária e advogada Ana Flávia Magno Sandoval (foto), especializada em Direito Tributário. O contato com eventos transformou-se em negócio quando a advogada passou a desenvolver eventos jurídicos no escritório em que foi sócia.

Telefonia na Justiça
O Supremo Tribunal Federal terá que definir ainda se as operadoras de telefonia podem terceirizar call centers, mas esse não é o único imbróglio jurídico do setor. De olho nas questões que envolvem a área de telesserviços e telecomunicações, advogados lançaram o Tavares, Yamazaki, Calazans e Vieira Dias Advogados. A banca atenderá demandas empresariais do setor nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo e Regulatório, Civil, Penal, Tributário, Consumidor e Ambiental.

Recomendação pública
A edição 2014 do guia The Legal 500 Latin America reconheceu o Veirano Advogados como “Recommended Firm” nas 20 áreas de prática pesquisadas. A publicação também destacou 45 profissionais da banca, com 57 reconhecimentos de “Recommended Lawyer” e quatro de “Leading Lawyer”.

Mercado estratégico
O escritório Morais, Donnangelo, Toshiyuki e Gonçalves Advogados Associados passou a atuar também na área de compliance. A banca pretende trabalhar na adaptação de clientes às exigências da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2008), para evitar a ocorrência de ilícitos e trabalhar na minimização das penas.

Novo no Carf
O advogado Theodoro Vicente Agostinho foi nomeado para o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda. Ele vai exercer o mandado de conselheiro suplente, representante dos contribuintes, junto à 3ª Câmara da 2ª Seção de Julgamento do Carf pelo prazo de três anos. 

Monografias premiadas
O Levy & Salomão Advogados está com inscrições abertas para o seu 11º Concurso de Monografia. Para participar basta estar matriculado em curso de Direito e escrever sobre um dos dois temas: “Necessidade e conveniência da substituição da Lei de Arbitragem” ou “Desafios do ativismo acionário em sociedades de economia mista”. O autor da melhor monografia receberá o prêmio líquido de R$ 4 mil e o segundo colocado de R$ 2,5 mil. O regulamento está disponível no site.

Conselho do Iasc
O advogado Cesar Luiz Pasold Júnior, sócio do Marcelo Tostes Advogados e especializado em Direito Trabalhista, acaba de ser eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina para o triênio 2014-2017. A posse foi no próprio dia da eleição, 19 de setembro.

Novo na rede
O escritório full service Ladir & Franco Advogados, sediado na cidade de Uberlândia (MG) é, agora, associado da Lexnet, rede de Direito Empresarial. A rede passa a contar com 29 escritórios de advocacia associados, sendo 17 full service, oito especialistas e quatro correspondentes. Ao todo, são 330 advogados de todas as especialidades do Direito no Brasil. Possui escritórios de advocacia filiados na França e no Uruguai.

Debate criminal
No dia 19, 20 e 21 de novembro, profissionais debaterão o Direito Penal no Congresso Jurídico Online: Ciências Criminais, promovido pela Cers. O evento será transmitido pela internet, com acesso livre, e pretende atingir um público de 100 mil pessoas imediatamente. Como o conteúdo ficará disponível por mais seis meses, a expectativa é que o número triplique com o tempo. Mais informações no site.

Chambers e Partners 2015
Agronegócio
Demarest Advogados;  Lazzarini Moretti e Moraes Advogados; Ramos e Zuanon Advogados; Santos Neto Advogados 
Aviação
Abdalla & Zimmermann Advogados; Basch & Rameh; Bernardi & Schnapp Advogados; Machado, Meyer, Sendacz e Opice 
Bancário e financeiro
Machado, Meyer, Sendacz e Opice; Pinheiro Guimarães Advogados; Pinheiro Neto Advogados 
Bancário e Financeiros: Internacional
Clifford Chance; White & Case LLP 
Recuperações e Falências
Felsberg Advogados; Pinheiro Neto Advogados; Renato Mange Advogados Associados 
Mercado Financeiro
Lefosse Advogados; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr.
e Quiroga Advogados; Pinheiro Guimarães Advogados; Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados 
Mercado Financeiro: Internacional
Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP; Clifford Chance; Davis Polk & Wardwell LLP; Simpson Thacher & Bartlett LLP; White & Case LLP 
Competição e Antitruste
Advocacia José Del Chiaro; Barbosa, Müssnich & Aragão; Machado, Meyer, Sendacz e Opice; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; Pinheiro Neto Advogados; TozziniFreire Advogados 
Fusões e Aquisições
Barbosa, Müssnich & Aragão; Machado, Meyer, Sendacz e Opice; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr.
e Quiroga Advogados; Pinheiro Neto Advogados; Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados; TozziniFreire Advogados 
Fusões e Aquisições: Internacional
Clifford Chance; Simpson Thacher & Bartlett LLP; Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP & Affiliates
Contencioso
Andrade & Fichtner Advogados; Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide Advogados; Pinheiro Neto Advogados; Sergio Bermudes Advogados; Wald e Associados Advogados;
Contencioso - Arbitragem
Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide Advogados; L.O. Baptista, Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel; Pinheiro Neto Advogados; Sergio Bermudes Advogados; Wald e Associados Advogados
Mineração
Lobo & Ibeas Advogados; Pinheiro Neto Advogados; Veirano Advogados
Petróleo e Gás
L.O. Baptista, Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; Tauil & Chequer Advogados in association with Mayer Brown LLP
Energia Elétrica
Advocacia Waltenberg; Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados 
Ambiental
Milaré Advogados; Pinheiro Neto Advogados; TozziniFreire Advogados
Seguros
Ernesto Tzirulnik Advocacia; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr.e Quiroga Advogados
Seguros: Escritórios estrangeiros
Clyde & Co
Propriedade intelectual
Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira; Gusmão & Labrunie; Kasznar Leonardos Intellectual Property
Importação e exportação
Demarest Advogados; Pinheiro Neto Advogados; Veirano Advogados
Trabalhista
Machado, Meyer, Sendacz e Opice; Mallet Advogados Associados; TozziniFreire Advogados
Life Sciences
Mattos Muriel Kestener Advogados
Mídia e entretenimento
Bitelli Advogados; Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
Product Liability
Mattos Muriel Kestener Advogados; Pinheiro Neto Advogados; TozziniFreire Advogados; Veirano Advogados
Projetos
Machado, Meyer, Sendacz e Opice; Pinheiro Neto Advogados; Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados; Veirano Advogados
Direito Público
Machado, Meyer, Sendacz e Opice; Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados; Sundfeld Advogados
Shipping
Escritório Jurídico Carbone; Kincaid | Mendes Vianna Advogados; Pedro Calmon Filho & Associados (PCF&A); Shipping Consultoria
Tributário
Advocacia Krakowiak; Machado, Meyer, Sendacz e Opice; Mariz De Oliveira e Siqueira Campos Advogados; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr.e Quiroga Advogados; Pinheiro Neto Advogados; Sacha Calmon e Misabel Derzi Consultores e Advogados; Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados
Telecomunicações e Tecnologia
Mundie Advogados; Pinheiro Neto Advogados
Investimento internacional
Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados; TozziniFreire Advogados

 

 é chefe de redação da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 30 de setembro de 2014, 8h00

Comentários de leitores

1 comentário

Excelência e Ética

PAULO FRANCIS (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Pinheiro Neto sempre se pautou por princípios. Merece todo o destaque.

Comentários encerrados em 08/10/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.