Possibilidade de recondução

Novas regras nas eleições do TJ do Rio de Janeiro são inconstitucionais

Autor

26 de setembro de 2014, 11h13

Oh tempora! Oh mores! (Que tempos! Que costumes!)

Eleições de verdade para a Administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro eram as do meu tempo. Já estou chegando, ou já cheguei, a esta altura da vida, à conclusão de que tudo de bom era no meu tempo; meu e de outros coroas, que insistem em continuar neste mundo, acreditam em Deus, mas não têm pressa de ir ao Seu encontro.

Aos 83 anos, ainda me lembro das eleições para o biênio fevereiro de 97 / janeiro de 99, nas quais fui eleito presidente do Tribunal de Justiça, cargo a que jamais aspirara e, por isso mesmo, não pleiteava disputar. A ele fui alçado por iniciativa de um grupo de colegas, encabeçado pelo desembargador Dilson Navarro, que me apresentou uma lista de apoio ao meu nome, com a assinatura de grande número de eleitores de alta qualificação.

Como me enquadrava nas regras legais exigidas pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) para concorrer, entre elas a de ser um dos cinco mais antigos para inscrever-me, aceitei o encargo, que exerci com dedicação e empenho, em conjunto com os ilustres corregedor e vice-presidentes, e a cooperação eficiente de magistrados e serventuários que escolhi para auxiliar-me. As principais linhas traçadas foram cumpridas e aperfeiçoadas pelos componentes das três direções do tribunal que se seguiram, cada uma com maior êxito e proveito para os jurisdicionados.

À distância, venho acompanhando a vida do nosso Tribunal de Justiça, que ainda se encontra entre os melhores do país e, hoje, conta com 180 desembargadores, e passa, a meu ver, por um momento muito triste e decepcionante, pela grande divisão entre seus componentes.

Recentemente, o Tribunal Pleno, a partir de projetos de alteração do Código de Organização Judiciária e do Regimento Interno da Corte, resolveu, em um tempo realmente curto para exame da matéria, alterar o sistema eleitoral, com a apreciação, sui generis, de 15 questões, compilando propostas dos desembargadores, entre elas:

 a) a do número de votantes (participação ou não dos magistrados de 1º grau (não aprovada)

 b) a dos candidatos passíveis de serem eleitos (a maioria optou por todos os desembargadores)

 c) a de permissão para um desembargador “ser eleito para o mesmo cargo, observado o intervalo de dois mandatos”, “desde que isto ocorra no prazo máximo de quatro anos” (aprovadas)

Estas matérias, que figuram, com outras mais, na Resolução TJ/TP/RJ 01/2014, contrariam, induvidosamente, o artigo 93 da Constituição Federal, reservada, no dispositivo constitucional, à lei complementar federal, que veio a ser a de número 35/79 (Loman). A propósito, há que se considerar que, mais do que as regras de organização interna do tribunal, há precedente de uma lei estadual, número 2.423, de 6 de setembro de 1995, que permitia a reeleição para a Presidência do Tribunal de Justiça, haver sido reconhecida inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADI 1.422-6-RJ, da qual foi relator o ministro Ilmar Galvão.

 As hipóteses versadas no item c, acima — intervalo de dois mandatos e posterior prazo máximo de quatro anos — deixam entrever estar-se visando a situações específicas de um ou mais desembargadores interessados em uma reeleição ou recondução.

Acredito que a inconstitucionalidade da Resolução 01/2014, que “aprova novas regras para o processo eleitoral no âmbito do Poder Judiciário”, cujo artigo 14 dispõe que suas “alterações terão vigência e eficácia imediatas”, venha a ser questionada junto ao Supremo Tribunal Federal — ou a ser objeto de exame pelo Conselho Nacional de Justiça, para que se proceda à futura eleição com a participação de quem efetivamente atenda às exigências constitucionais e legais para concorrer.

Nesse sentido, destaque-se trecho de decisão de 10 de outubro de 2013, proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski, atual presidente do STF, no MS/SP 32.451 MC, onde afirmou categoricamente acerca do tema: “Ressalto, nesse sentido, que não considero recepcionado o art. 102 da Loman somente no que diz respeito à eleição para os cargos de direção dos desembargadores mais antigos. No resto, o citado art. 102 continua sendo aplicável, especialmente no que se refere à vedação de reeleição e à proibição de um mesmo desembargador ocupar cargos de direção por mais de quatro anos” (grifos meus).

Para a magistratura, muito especialmente, a fiel observância das regras constitucionais e legais não será nunca vista como artigo supérfluo ou de luxo, mas como imperativo intransponível do sistema constitucional.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!