Consultor Jurídico

Tribuna dos advogados no STF será erguida ao nível dos ministros

16 de setembro de 2014, 22h03

Por Redação ConJur

imprimir

Os advogados que atuam no Supremo Tribunal Federal voltarão a olhar para frente durante suas sustentações orais na corte. O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, decidiu aumentar a altura da tribuna dos advogados. Ele revisou decisão de seu antecessor, o hoje aposentado ministro Joaquim Barbosa, que havia rebaixado o tablado.

OAB
A reforma vem depois de pedidos feitos pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Instituto dos Advogados do Brasil. Para o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho (foto), a decisão de colocar o advogado na mesma altura que os ministros e os representantes do Ministério Público “guarda um simbólico reconhecimento do presidente da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski, à relevância da advocacia, que não está hierarquicamente inferior às demais funções essenciais à Justiça”.

Marcus Vinícius afirma que, “quando vai ao STF, o advogado está defendendo os direitos da sociedade brasileira”. Com a reforma autorizada por Lewandowski, a tribuna passará a contar também com uma rampa de acessibilidade. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Federal da OAB.