Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Olho no olho

Tribuna dos advogados no Supremo será erguida ao nível dos ministros

Os advogados que atuam no Supremo Tribunal Federal voltarão a olhar para frente durante suas sustentações orais na corte. O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, decidiu aumentar a altura da tribuna dos advogados. Ele revisou decisão de seu antecessor, o hoje aposentado ministro Joaquim Barbosa, que havia rebaixado o tablado.

A reforma vem depois de pedidos feitos pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Instituto dos Advogados do Brasil. Para o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho (foto), a decisão de colocar o advogado na mesma altura que os ministros e os representantes do Ministério Público “guarda um simbólico reconhecimento do presidente da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski, à relevância da advocacia, que não está hierarquicamente inferior às demais funções essenciais à Justiça”.

Marcus Vinícius afirma que, “quando vai ao STF, o advogado está defendendo os direitos da sociedade brasileira”. Com a reforma autorizada por Lewandowski, a tribuna passará a contar também com uma rampa de acessibilidade. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Federal da OAB.

Revista Consultor Jurídico, 16 de setembro de 2014, 22h03

Comentários de leitores

9 comentários

Dizer o quê?

Prætor (Outros)

Lamentável ver que a OAB concentra-se nestas bobagens.

cidadãos também deveriam ter direito a tribuna no STF

analucia (Bacharel - Família)

cidadãos comuns, não advogados, também deveriam ter direito a falar tribuna no STF, ou seja, o direito natural de jus postulandi previsto nos Tratados Internacionais.

Essenciais à Justiça

William DPU (Outros)

Os advogados privados, públicos e defensores públicos somos essenciais à justiça. Temos de estar no mesmo plano dos magistrados. Não é um pequeno cortejo da OAB, como dizem alguns, que certamente carecem de experiência jurídica. A posição das salas de audiência dos foros e tribunais deve retratar a simetria entre as funções do sistema de justiça. Parabéns ao presidente da OAB e ao presidente do STF!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 24/09/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.