Ranking de Notícias

Ações no Supremo contra corte no orçamento federal foram destaques

Autor

13 de setembro de 2014, 10h36

Uma causa comum mobilizou na última semana a Procuradoria-Geral da República, entidades de classe da magistratura e a Defensoria Pública da União: todas foram ao Supremo Tribunal Federal para obrigar o Executivo a manter no Projeto de Lei Orçamentária de 2015 a íntegra de suas propostas de orçamento. Em todos os pedidos é afirmado que a Presidência da República violou a autonomia constitucional dos órgãos e invadiu a competência reservada ao Legislativo de fazer esses cortes. Clique aqui, aqui e aqui para ler as notícias.

Novo presidente
O ministro Ricardo Lewandowski assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal na última quarta-feira (10/9) afirmando que é preciso “restaurar a autoestima” da magistratura e dos servidores do Judiciário. O ministro Marco Aurélio, vice-decano da corte, disse em discurso que o Supremo passará por uma mudança de atitude, em fala repleta de críticas ao presidente anterior, o ministro Joaquim Barbosa. Ideias anunciadas por Lewandowski, como a de “ressuscitar” a aplicação de súmulas vinculantes, foram bem recebidas por participantes da cerimônia. Clique aqui para ler o discurso do novo presidente e aqui para ler notícia sobre a posse.

Quebra de sigilo
Enquanto o STF não analisa se a Receita Federal pode ou não quebrar sigilo bancário sem autorização judicial, a 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região avaliou que o Fisco tem esse direito, pois seria descabido que a fiscalização tributária tivesse de ajuizar ação cada vez que precisasse de informações de contribuintes. A corte admitiu regra da Lei Complementar 105/2001, mas disse que a quebra só pode ocorrer após instauração de processo administrativo ou procedimento fiscal. Clique aqui para ler a notícia.


Entrevista da semana
O advogado Saul Tourinho Leal, autor do livro Direito à Felicidade, aponta como a Justiça vem adotando esse conceito em todo o mundo. Apesar de a ideia parecer abstrata, ele afirma que o direito à felicidade tem uso prático e já foi aplicado pelo Supremo Tribunal Federal quando decidiu que casais homoafetivos têm direito à união estável. Clique aqui para ler a entrevista.


Audiência
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 640 mil visitas e teve 1,1 milhão de visualizações de página entre os dias 5 e 11 de setembro. A terça-feira (9/9) foi o dia com mais acessos, quando o site recebeu 115,5 mil visitas.

O texto mais lido, com 19,7 mil visitas, foi a coluna Senso Incomum, de Lenio Streck, na qual ele relata a existência de um vídeo que registrou tortura sofrida por um preso de 22 anos, acusado de estupro, dentro do Presídio de Anápolis (GO). “Eis o paradoxo: ao mesmo tempo, o episódio mostra elementos pré-modernos (a tortura, o empalamento), a modernidade (o sujeito solipsista fazendo a ‘sua justiça’) e a pós-modernidade (tudo vira narrativa; o fato sendo levado de forma instantânea para o resto do mundo) (…)”  Clique aqui para ler o texto. 

Com 15 mil visitas, o segundo texto mais lido foi sobre declarações do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal, durante seminário em São Paulo. "[É papel do juiz] harmonizar valores em conflitos, fazendo concessões recíprocas, mas, no limite, fazendo escolhas, muitas vezes trágicas”, afirmou. Ao falar sobre a liberdade de expressão, disse que mensagens “de péssimo gosto” publicadas em redes sociais não geram necessariamente responsabilidades ao autor, como as postagens no Twitter publicadas pelo deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) e acusadas de homofóbicas. “A manifestação era lamentável, mas a liberdade de expressão não exige o bom gosto”, afirmou Barroso. Clique aqui para ler a notícia.


As 10 mais lidas
Torturaram e filmaram…Mas jabuti não sobe em árvore! Então, o que houve?
"Liberdade de expressão não exige bom gosto", afirma ministro Barroso
Posse de arma com registro vencido é infração administrativa, não crime
Ator consegue direito à desaposentação sem devolver valores já recebidos
Concurso do MP de Minas Gerais incentiva desobediência à doutrina e ao STF
STJ publica súmulas anotadas sobre FGTS e execuções fiscais
Após proibir peça sobre caso Nardoni, juíza manda ConJur tirar notícia do ar
Processo parado por 15 anos no STF gera “perplexidade”, diz Marco Aurélio
Solução para o Judiciário é mudar forma de trabalhar, dizem ministros
Receita Federal pode quebrar sigilo bancário sem autorização judicial


Manchetes da Semana
Não incide ICMS sobre importações por leasing , decide Supremo Tribunal Federal
OAB de Minas Gerais apresenta ação contra sessões secretas na Receita Federal
"É preciso restaurar autoestima do Judiciário", diz Lewandowski em sua posse
Receita Federal pode quebrar sigilo bancário sem autorização judicial
Mudança no regime de bens do casamento não tem efeito retroativo
Cópia simples de procuração prova que advogado representa empresa
Defensoria Pública da União vai ao Supremo reclamar de cortes no orçamento
Associações de magistrados questionam no Supremo corte no orçamento
Google não é obrigado a aplicar direito ao esquecimento, diz decisão no STJ
"Direito à felicidade está na Constituição e eleva os propósitos do Supremo"
Solução para acervo no Judiciário é mudar forma de trabalhar, dizem ministros
Procuradoria-Geral da República vai ao STF contra cortes no orçamento para 2015
Decreto publicado nesta sexta aproxima Receita de acesso a contas no exterior

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!