Jubileu de prata

Ministros homenageiam Celso de Mello pelos 25 anos de atuação no STF

Autor

2 de setembro de 2014, 21h00

Paula Simas/SCO/STF
Os ministros que compõem a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal homenagearam, no final da sessão de julgamento desta terça-feira (2/9), o ministro Celso de Mello (foto) pelos 25 anos de atuação na Corte, completados no último dia 17 de agosto.

O ministro Gilmar Mendes deu início às homenagens, e afirmou que o decano é um dos mais completos juízes a integrar o STF em todos os tempos. “Tem dado uma colaboração vital para a jurisprudência constitucional, especialmente pós 88, em que tem atuado de forma tão criativa, trazendo subsídios de constitucionalismo brasileiro, visitando todas as nossas construções, e também do constitucionalismo em geral”, disse.

O presidente da 2ª Turma, ministro Teori Zavascki, disse ser admirador permanente do trabalho do colega. "Para mim, privar agora da convivência diária do ministro Celso, representa motivo de grande honra.”

Em nome do Ministério Público Federal, o subprocurador-geral da República, Odim Brandão Ferreira, disse que Mello tem “empenho juvenil” nas causas. “Não pode haver motivo de satisfação maior de alguém que tem sua causa julgada no STF saber que o decano do Tribunal se importa com ela como se fosse sua primeira causa”, afirmou.

O homenageado agradeceu as palavras a ele dedicadas e afirmou ser um grande privilégio poder participar do convívio dos ministros, representantes do Ministério Público e advogados ao longo desses 25 anos. “Para mim tem sido motivo de constante enriquecimento. É uma forma de aprender com as lições ministradas nos votos tão substanciosos, nos doutos pareceres e nas peças processuais produzidas”, afirmou. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!