Mudança de comando

Rodrigo Rollemberg é eleito governador do Distrito Federal

Autor

26 de outubro de 2014, 16h49

Ag. Senado
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) acaba de ser eleito governador do Distrito Federal. Com 94% das urnas do DF apuradas, Rollemberg registra 764,2 mil votos, o que significa 55,55% dos votos válidos apurados até agora. Seu rival no segundo turno, Jofran Frejat (PR), tem 44,45% dos votos válidos, ou 611 mil votos. É a primeira que o PSB governa o Distrito Federal.

A segunda etapa das eleições para governador do DF teve sua parcela de ineditismo. Quem acompanha o cenário político local não lembra de outra eleição em que o candidato à reeleição ficou de fora do segundo turno. Foi o que aconteceu este ano com o governador Agnelo Queiroz (PT).

Rollemberg seria, portanto, o candidato da chamada terceira via. Enfrentaria o ex-governador José Roberto Arruda, mas seu registro de candidatura foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. No lugar de Arruda, entrou Jofran Frejat, que tinha em sua chapa a mulher do ex-governador, Flavia Arruda, como candidata a vice.

A campanha chegou a ficar bastante acirrada na reta final, com quase 80 representações apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral do DF pelas duas candidaturas. Rollemberg foi autor de 50, 40 das quais pedidos de direito de resposta. Acusava o adversário de conduzir uma campanha agressiva. Frejat, na última hora, fez propostas de cunho popular, como ônibus a R$ 1 e construção de hospitais públicos. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!