
CartaCapital deve indenização a assessor por falsas acusações

Atribuir conduta ilícita a um agente público sem provas traz "indiscutíveis ofensas à sua reputação" e
"abusa" da liberdade de expressão. Esse foi o entendimento da 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do
Distrito Federal ao condenar o jornalista Leandro Fortes e a revista CartaCapital a pagar R$ 30 mil a um
ex-assessor citado em reportagem de 2012. Não há mais possibilidade de recurso, pois a decisão
transitou em julgado no final de setembro.

O texto abordava contratos feitos entre a Fundação Renato Azeredo, de Minas Gerais, e órgãos públicos,
como o Superior Tribunal de Justiça, o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral. A
reportagem afirma que Renato Parente, ex-chefe de comunicação do Tribunal Superior do Trabalho,
tentou conseguir um contrato sem licitação entre a fundação mineira e a corte onde atuava, sem sucesso.
Diz ainda que Parente cometeu "fraude funcional" e foi "capataz" do ministro Gilmar Mendes, do
Supremo Tribunal Federal.

Depois da publicação do texto "Parente não é serpente", o ex-assessor foi à Justiça por entender que teve
a honra ofendida e que sofreu danos morais. Segundo ele, "os réus não tiveram o cuidado de apurar os
fatos, a ensejar informação falsa e danosa à reputação do autor". A publicação gerou ainda um
movimento de solidariedade de ministros e outros jornalistas em favor de Parente. Já o jornalista e a
revista disseram que a reportagem abordou tema "de interesse público" e baseou-se em fatos.

Em primeira instância, porém, o juízo avaliou que a revista "não economizou no tom ofensivo e sub-
reptício em relação à idoneidade de Parente, a colocar em dúvida até mesmo a capacidade técnica para
ocupar cargos e imputando fatos que não foram devidamente comprovados" — tais como que fora
assessor do juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, que censurou programa da TV Câmara e que agrediu
fisicamente um jornalista. A sentença estipulou indenização de R$ 30 mil.

A desembargadora Fátima Rafael, relatora do caso no TJ-DF, votou por manter o mesmo valor. Para ela,
"a matéria tem conteúdo ofensivo à honra do autor e ultrapassa os limites legais e constitucionais da
liberdade de expressão, não tendo os réus (apelantes) se desincumbido de demonstrar a veracidade das
afirmações contidas na reportagem quanto ao envolvimento do autor (apelado)" nas contratações que
envolvem a Fundação Renato Azeredo.

Embora a revista e o jornalista alegassem que Parente foi citado apenas de forma "secundária", a relatora
disse que ele aparece em foto de quase meia página e em chamadas com destaque, atribuindo-lhe
conduta ilícita como articulador de supostas irregularidades. A desembargadora manteve ainda o valor
de 15% da indenização como honorários advocatícios sucumbenciais à defesa de Parente, feita pelo
advogado José Rollemberg, sócio do escritório Eduardo Antônio Lucho Ferrão Advogados Associados.
Ela negou tentativa dos réus de reduzir o pagamento. A decisão foi unânime.

Clique aqui para ler o acórdão.

Date Created
20/10/2014

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 20/10/2014

http://www.conjur.com.br/2012-mar-05/ataque-renato-parente-gera-movimento-solidariedade
http://www.conjur.com.br/2013-nov-05/carta-capital-leandro-fortes-terao-pagar-indenizacao-jornalista
https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/acordao-renato-parente-carta-capital.pdf

