Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Parceria bilateral

Em fórum internacional, Toffoli ensaia cooperação entre Brasil e Indonésia

O ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, reuniu-se nesta sexta-feira (10/10) com o ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Marty Natalegawa, para conversar sobre um projeto de cooperação no campo eleitoral entre os dois países. Ele está em Bali para o 7º Fórum de Democracia, que reúne representantes de 50 países da Ásia e da Oceania e observadores de outras 60 nações.

A reunião com o chanceler definiu questões estratégias que deverão ser tomadas em um futuro acordo bilateral e gerou o convite de que representantes da Comissão Eleitoral da Indonésia viajem ao Brasil para conhecer o sistema eleitoral do país. O encontro contou com a presença do embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto Soares.

Ainda nesta sexta, Toffoli (foto) fez declarações no Debate Geral do fórum, defendendo que o processo brasileiro de apuração de votos é célere e apontando como foi a organização e o processamento dos resultados do primeiro turno nas eleições gerais deste ano. O presidente do TSE também disse que a Justiça Eleitoral contribuiu para “o avanço da democracia” no país e comentou questões como os desafios da democracia e o financiamento de campanhas.

No próximo sábado (11/10), ele deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores de Sri Lanka, participar de debate sobre a participação da cidadania no processo democrático e ir a uma reunião de trabalho com o Instituto para a Paz e a Democracia, centro de estudos indonésio. O ministro embarca de volta ao Brasil no próximo domingo (12/10).

Revista Consultor Jurídico, 10 de outubro de 2014, 12h22

Comentários de leitores

1 comentário

Serviço e um pouco de lazer..

PAULO FRANCIS (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

É um começo interessante. Ir a um país que vai do nada a lugar nenhum e discutir democracias e cooperação.

Comentários encerrados em 18/10/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.