Corrupção eleitoral

Vinte e dois candidatos foram presos na manhã deste domingo

Autor

5 de outubro de 2014, 14h04

Até as 11h27 desde domingo (5/10), 22 candidatos foram presos. Outras 144 ocorrências de irregularidades eleitorais cometidas por políticos foram registradas, mas sem prisão. Entre os que foram detidos, dez são do Rio de Janeiro e três são de Minas Gerais. Ao todo, foram contabilizadas 166 ocorrências contra candidatos. 

De acordo com levantamento preliminar das eleições deste ano apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral, a ocorrência que mais levou candidatos à prisão foi boca de urna. Foram 39 ocorrências  oito resultaram em detenção do candidato.

Em entrevista coletiva, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, disse que o fato que mais preocupa a Justiça Eleitoral é a compra de voto. E foram registradas, no relatório parcial, quatro casos de “corrupção eleitoral”. Três deles levaram candidatos à prisão: dois no Rio de Janeiro e um no Acre.

Das ocorrências que não resultaram em prisão de candidato, a divulgação de propaganda irregular ficou em primeiro lugar. Foram 104 registros e apenas dois resultaram em prisão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!