Números irrisórios

Percentual de urnas eletrônicas substituídas já se iguala ao de 2010

Autor

5 de outubro de 2014, 16h25

O percentual de urnas eletrônicas substituídas nas eleições deste ano já se igualou ao das eleições de 2010. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral consolidados às 14h10 deste domingo (5/10), 3,1 mil urnas foram substituídas. Isso significa 0,72% do total de 428,8 mil urnas. É a mesma média apurada na conclusão das eleições de 2010.

A proporção ainda é considerada baixíssima pelo presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. Às 11h27 deste domingo, o TSE calculava 0,39% das urnas, ou 1,8 mil do total. Para o ministro, o número deve ser comemorado, já que o Brasil tem a quarta maior eleição geral do mundo. Perde apenas para Índia, Estados Unidos e Indonésia, nessa ordem.

De todos os lugares em que houve problema com as urnas, só em dois houve a opção pela votação de papel. Em Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, e Jaguaré, no Espírito Santo.

Não há informações sobre o que aconteceu em Jaguaré, mas no município potiguar houve “erro de procedimento” do mesário, que não usou nenhuma das urnas de contingência e optou diretamente pelas cédulas de papel. O TSE dispõe de 60,6 mil urnas de contingência.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!