Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Números irrisórios

Percentual de urnas eletrônicas substituídas já se iguala ao de 2010

Por 

O percentual de urnas eletrônicas substituídas nas eleições deste ano já se igualou ao das eleições de 2010. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral consolidados às 14h10 deste domingo (5/10), 3,1 mil urnas foram substituídas. Isso significa 0,72% do total de 428,8 mil urnas. É a mesma média apurada na conclusão das eleições de 2010.

A proporção ainda é considerada baixíssima pelo presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. Às 11h27 deste domingo, o TSE calculava 0,39% das urnas, ou 1,8 mil do total. Para o ministro, o número deve ser comemorado, já que o Brasil tem a quarta maior eleição geral do mundo. Perde apenas para Índia, Estados Unidos e Indonésia, nessa ordem.

De todos os lugares em que houve problema com as urnas, só em dois houve a opção pela votação de papel. Em Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, e Jaguaré, no Espírito Santo.

Não há informações sobre o que aconteceu em Jaguaré, mas no município potiguar houve “erro de procedimento” do mesário, que não usou nenhuma das urnas de contingência e optou diretamente pelas cédulas de papel. O TSE dispõe de 60,6 mil urnas de contingência.

 é editor da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 5 de outubro de 2014, 16h25

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 13/10/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.