Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Braços cruzados

Servidores ameaçam paralisação Justiças Federal e do Trabalho em SP

Servidores da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho em São Paulo planejam paralisar as atividades na próxima sexta-feira (3/10), como parte de um movimento que cobra reajuste de 41,12% para recompor a inflação desde 2006. Segundo o sindicato da categoria em São Paulo, haverá assembleias e protestos em frente às sedes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e do Tribunal Regional Eleitoral.

No TRE-SP, porém, qualquer paralisação está proibida desde domingo por liminar do desembargador federal Cotrim Guimarães. Depois de servidores ensaiarem iniciar uma greve na semana das eleições, a União conseguiu decisão estipulando multa diária de R$ 300 mil ao Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal de São Paulo (Sintrajud), em caso de descumprimento.

O coordenador da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal (Fenajufe), Adilson Rodrigues, definiu a proibição à greve como “abusiva”. Pelo país, está marcada uma mobilização nacional para a próxima quarta-feira (8/10). A categoria já organizou uma série de “apagões” ao longo do ano, o que levou ao fechamento de varas e à suspensão de prazos em alguns tribunais.

Em setembro, a Fenajufe foi uma das entidades que ingressou no Supremo Tribunal Federal contra cortes feitos pela Presidência da República nas propostas orçamentárias do Judiciário para 2015. Na prática, o valor menor impede desembolsos maiores com pessoal.

Revista Consultor Jurídico, 2 de outubro de 2014, 18h48

Comentários de leitores

8 comentários

Comentário salvo

incredulidade (Assessor Técnico)

Copiei e colei o texto sobre a semana de saco cheio para colar nas postagens do advogado Marcos Alves e suas incessantes lamúrias sobre a profissão, com certeza a pior, mais sofrida e insalubre que o ser humano já conheceu.

Todo mundo com o pé na estrada

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

"A Semana do Saco Cheio foi importada de um modelo norte-americano, o Spring Breack, pausa semanal que as escolas dos Estados Unidos concedem no meio da primavera, em abril.
.
No Brasil, as escolas de regiões como São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais param suas atividades em comemoração ao dia da Padroeira do Brasil e ao dia dos professores, que acontecem respectivamente nos dias 12 e 15 de outubro.
.
Com a semana de folga e a idéia de estar “de saco cheio” de ficar em casa devido aos feriados, as agências promovem campanhas nos ambientes escolares com pacotes de viagens para Porto Seguro e outros destinos turísticos."
.
Fonte: http://www5.tjba.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90414:c-a-m-p-a-n-h-a-d-o-c-e-r-c-o-a-o-a-l-v-o-p-r-o-s-s-e-g-u-e-e-m-p-o-r-t-o-s-e-g-u-r-o&catid=55&Itemid=202

Servidor público gosta de querer tapar o sol com a peneira

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

"A semana do saco cheio, também conhecida como semana de primavera, é uma semana de recesso escolar adotada por vários colégios e universidades no Brasil normalmente em outubro na semana entre o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o dia dos professores (15 de outubro).
.
No Brasil, este costume começou por volta de 1982 e foi uma invenção de estudantes universitários que já estavam cansados nessa época do semestre. O dia 12 de outubro é feriado de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças e logo em seguida vem o dia dos professores, em 15 de outubro. Os estudantes decidiram emendar essas datas e daí surgiu a semana do saco cheio.
.
Em que pese o senso comum de tratar-se de uma invenção de estudantes universitários, esta semana não é aplicada regularmente em nenhuma faculdade no âmbito nacional brasileiro, razão pela qual a afirmação de sua criação é provavelmente uma falácia histórica.
.
O início do costume no Brasil descende da semana da batata na Alemanha. Este costume era aplicado em diversos colégios com origem alemã e posteriormente outros colégios no Brasil adotaram a prática.
.
A maioria das escolas e colégios promove uma viagem para os alunos nessa época de outubro (geralmente a viagem de formatura para estudantes do 9º ano do E.F. e do 3º ano do E.M.). Outros alunos a usam para pôr a matéria em dia, ou simplesmente só para o lazer."
.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_do_saco_cheio

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 10/10/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.