Dedução salarial

Descontos de dias de greve deve ser feito de forma gradual, decide TST

Autor

14 de novembro de 2014, 10h35

Empresas não têm obrigação de pagar os dias parados dos empregados durante uma greve, mas o desconto salarial deve ser feito de forma gradual. Assim entendeu a Secção Especializada em Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho ao julgar pedido do sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon/BA) contrário a decisão que autorizou o desconto.

O movimento aconteceu em 2011 e durou cerca de 40 dias. A categoria reivindicava o reajuste salarial e aumento do valor da cesta básica. Ao ajuizar dissídio coletivo contra a Federação dos Trabalhadores na Indústria de Construção e da Madeira do Estado da Bahia (Fetracom/BA) e sindicatos da categoria, o Sinduscon/BA pediu a inexigibilidade do pagamento dos salários no período de paralisação.

Ao julgar o caso, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região decidiu que as empresas não tinham obrigação de pagar os dias parados. Em contrapartida, determinou que o desconto fosse feito de forma gradual, ao longo de cinco meses, uma vez que a greve ultrapassou 30 dias e o desconto integral comprometeria todo o salário dos trabalhadores, causando transtornos financeiros.

O sindicato recorreu ao TST sustentando que a "forma diluída e proporcional" estipulada não encontra respaldo em lei, tampouco na jurisprudência. Para o sindicato, a decisão transforma as empresas "em financiadoras de empréstimos a custo zero", pois obriga o pagamento de valores que ultrapassam o fechamento de uma folha mensal, comprometendo a saúde financeira de diversas empresas do setor e a sobrevivência de muitas delas.

O ministro Mauricio Godinho Delgado entendeu que o tribunal regional encontrou uma solução que conseguiu pacificar o conflito. "O TRT determinou o pagamento de 100% dos dias parados, só que de forma diluída. Deveríamos considerar que se trata de um movimento paredista [movimento grevista peculiar em que não há a apresentação de líderes da manifestação trabalhista; como escondido atrás de uma parede] antigo, e o objetivo da sentença não é só dar uma solução jurídica, mas de equidade", ponderou. O entendimento foi seguido pela maioria da turma. 

Com voto divergente, o relator do processo, ministro Fernando Eizo Ono, votou no sentido de dar provimento ao recurso empresarial. Para ele, a dedução salarial em suaves prestações não tem respaldo legal. "Compete ao sindicato representante da categoria profissional financiar a greve com recursos próprios ou mediante arrecadação especial, e não ao empregador, a quem incumbe suportar apenas a cota de prejuízos que lhe advém de paralisação coletiva que se estende no tempo", afirmou.

Mas, por maioria, ficou decidido que a decisão do TRT-5 de diluir o desconto não agiu em desconformidade com a jurisprudência do TST. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST. 

RO–198-91.2011.5.05.0000

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!