Direito na Europa

Dedicação ao trabalho serve de critério para calcular salário de juiz na Suécia

Autor

11 de novembro de 2014, 7h00

Spacca
Os juízes na Suécia não sabem exatamente quanto vão ganhar. Lá, o salário de cada magistrado é revisto anualmente e calculado individualmente, de acordo com critérios estabelecidos pelo chefe administrativo do tribunal. Comprometimento com o trabalho e disposição em colaborar com os colegas, por exemplo, podem fazer o juiz ganhar mais.

Desafios e recompensas
A produtividade — ou o número de casos julgados — não é usada como critério para calcular salário. Mas, eventualmente, o juiz e o administrador da corte podem definir metas para serem alcançadas e, com base nessas metas, ser definido quanto o magistrado deve ganhar. A variação atinge apenas a primeira e segunda instâncias. Nas cortes superiores, os vencimentos são fixos e não variam de julgador para julgador.

Pesos e medidas
O cálculo de salários no Judiciário da Suécia foi divulgado em um relatório do Conselho da Europa. Segundo o documento, é importante existir mecanismos de avaliar o trabalho de cada juiz, mas não é desejável que isso influencie no salário. No caso da Suécia, no entanto, o Conselho considerou que há garantias suficientes para impedir irregularidades. Há, por exemplo, um salário base, acordado com o sindicato da categoria, que deve ser obedecido para todos.

Dias úteis
Virou lei a reforma da Justiça Cível na Itália que, entre outras coisas, reduz as férias dos juízes. A partir do ano que vem, os magistrados vão ter 15 dias de férias a menos. Os tribunais vão ficar fechados apenas durante o mês de agosto, e não mais até 15 de setembro. Recentemente, o governo fez uma campanha defendendo que, com a redução do descanso dos juízes, a Justiça deve ficar mais rápida. Resta agora esperar o próximo ano para ver se é esse mesmo o problema da lentidão judicial no país.

Fora da Justiça
Outro ponto da reforma é a desjudicialização do divórcio. Em casos consensuais, os casais poderão assinar o fim do casamento diretamente no cartório, assistidos por um advogado. Não haverá mais necessidade de ir à Justiça, exceto quando existirem filhos menores ou incapazes envolvidos. O Parlamento italiano até ensaiou permitir a separação e o divórcio extrajudicial mesmo com filhos menores, mas desistiu.

Mensagem aos jovens
A lei russa que torna crime fazer propaganda homossexual para crianças está alterando a paisagem das cidades. Em São Petersburgo, uma escultura que homenageava Steve Jobs foi retirada da frente de uma universidade depois que seu sucessor na Apple, Tim Cook, admitiu ser gay. A empresa russa responsável por colocar a escultura, em 2011, e agora remover explicou: ela estava num lugar de passagem de adolescentes.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!