Modernização da Justiça

Finalistas do Prêmio Innovare serão conhecidos nesta sexta-feira (7/11)

Autor

7 de novembro de 2014, 6h00

Os finalistas do Prêmio Innovare — uma das mais importantes premiações da Justiça brasileira — serão conhecidos nesta sexta-feira (7/11). Na 11ª edição, a iniciativa recebeu 367 inscrições. Os vencedores serão conhecidos no dia 16 de dezembro, na cerimônia de premiação, que acontecerá no Supremo Tribunal Federal. Os inscritos concorrem nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Prêmio Especial.

Neste ano, todas as regiões do Brasil inscreveram iniciativas com o objetivo de aprimorar a qualidade e modernizar a Justiça. A categoria Prêmio Especial, que desde o ano passado abriu espaço para a participação de todas as áreas do conhecimento, foi o grande destaque, com 111 práticas inscritas no tema “Sistema Penitenciário Justo e Eficaz”. Nesta edição, não foram aceitas monografias, mas apenas trabalhos efetivamente em atuação e com resultados comprovados.

A escolha das práticas ocorrerá após o trabalho de conhecimento acerca do funcionamento das práticas. Por cerca de três meses, as iniciativas inscritas receberam visitas técnicas de 17 consultores do Instituto Innovare, que avaliaram se elas já estavam sendo aplicadas, sua eficiência e eficácia, seu alcance e poder de replicabilidade para outras regiões. O relatório gerado pelas visitas foi entregue à comissão julgadora, formada por 30 nomes do meio jurídico e empresarial, para avaliação final.

Em 11 anos, o Prêmio Innovare mantém um crescimento constante no número de inscritos. Desde a primeira edição, em 2004, mais de 150 práticas já foram reveladas. “Nosso objetivo principal é fazer com que essas práticas possam se tornar modelo e sejam difundidas para outras regiões e adaptadas a diversas realidades”, explicou Sergio Renault, diretor presidente do Instituto Innovare.

O sistema de votação mudou nesta edição para que os vencedores sejam conhecidos apenas no dia da premiação. Nem mesmo os jurados saberão a colocação dos finalistas em cada categoria. O voto individual de cada jurado será conhecido na reunião deles, como ocorre há dez anos, mas o cômputo será realizado eletronicamente, por meio de um equipamento específico para coleta de votos. Assim o resultado será uma surpresa tanto para os jurados como para os finalistas selecionados.

O objetivo do Prêmio Innovare é incentivar e reconhecer boas iniciativas de magistrados, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público. A iniciativa é promovida com o apoio do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, da Associação Nacional dos Defensores Públicos, da Associação dos Juízes Federais do Brasil, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, com o apoio das Organizações Globo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!