Nomeado pela presidente

Posse de Néfi Cordeiro no STJ ocorre em 3 de abril

Autor

24 de março de 2014, 14h46

A posse de Néfi Cordeiro como ministro do Superior Tribunal de Justiça será no próximo dia 3 de abril, às 17h. Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, ele foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Castro Meira, em setembro de 2013, e sua nomeação ocorreu após aprovação em sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. A sabatina ocorreu em 12 de março, e Néfi Cordeiro apontou a importância da gestão, vista por ele como importante ferramenta para a modernização do Judiciário.

Nani Gois/Alep
De acordo com o novo ministro (foto), “é preciso que juízes e tribunais saibam gerir seus recursos, processos e tarefas para que tenhamos uma Justiça mais qualificada e mais célere”. Também foram abordados temas como a criação de novos tribunais regionais federais, a criminalização de condutas durante manifestações populares, a situação em presídios e a redução da maioridade penal.

Néfi Cordeiro nasceu em Curitiba (PR), formou-se em Direito e Engenharia Civil e fez mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná.

Ele começou a carreira na área pública em 1989, quando foi aprovado em primieito lugar no concurso do Ministério Público estadual. Cordeiro desempenhou as funções de promotor de Justiça em Araucária (PR) e Palmital (PR), entre 1989 e 1990. Também exerceu o cargo de juiz de Direito de 1990 a 1992, quando foi aprovado em primeiro lugar no concurso para a magistratura federal. Entre 1996 e 1999, foi vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná.

Ele foi o mais votado na formação da lista tríplice enviada à presidente, em que constavam também os nomes de Ítalo Fioravante Mendes (TRF-1) e Luiz Alberto Gurgel de Faria (TRF-5). Néfi Cordeiro é veterano de listas tríplices. Já foi candidato outras duas vezes e, como de praxe, na terceira foi nomeado. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!