Anuário da Justiça

"O gigante acordou", diz José Renato Nalini

Autor

19 de março de 2014, 22h36

Jorge Rosenberg
Em discurso na solenidade de lançamento do Anuário da Justiça de São Paulo 2014, nesta quarta-feira (19/3), o presidente do Tribunal de Justiça José Renato Nalini voltou a insistir no tema da desjudicialização como meio de aliviar a pressão de demanda que afoga a Justiça brasileira em geral e a paulista em particular.

“A conciliação é mais saudável que a judicialização”, disse o presidente, que mais uma vez deixou de lado as formalidades e dispensou as saudações protocolares às autoridades no início do discurso. “Gostaríamos que a cidadania soubesse se impor e não fosse tutelada pela Justiça”. Sobre o Anuário, Nalini disse que é um instrumento de incentivo à transparência tão almejada pelo tribunal. “Todos esperam com muita ansiedade a divulgação desse transparente trabalho, nada temos a esconder no Tribunal de Justiça de São Paulo”.

As palavras do presidente tiveram uma boa repercussão entre os presentes. "O presidente disse que o gigante já tinha acordado e realmente o TJ-SP fez um milagre em pouco tempo e realizou grandes progressos, no silêncio. Pois trabalha-se primeiro e depois vêm os resultados. Os resultados estão chegando”, disse o advogado Arnoldo Wald.

Jorge Rosenberg
José Luís Oliveira Lima também fez alusão ao título de capa do Anuário, lembrado pelo presidente em sua fala: “Como o próprio Nalini disse, o gigante acordou e começa a dar os primeiros passos. É inegável que, principalmente na gestão do desembargador Nalini, esses passos serão bem largos, pois ele vem com o espírito empreendedor e de abertura do TJ-SP”. Para Fernando Facury Scaff, "o desembargador Nalini, quando pronunciou suas palavras, o fez muito bem. Ele já pegou a casa andando e vai dinamizar muito mais. A advocacia começa a sentir os primeiros passos dessa mudança".

Também fez uso da palavra Márcio Chaer, diretor da revista eletrônica Consultor Jurídico, que edita o Anuário. Ele resgatou um processo de evolução do tribunal iniciado na gestão do desembargador José Roberto Bedran, aprofundado por Ivan Sartori e que agora é levado em frente por José Renato Nalini: “Os administradores mudam, mas as diretrizes não, e isso é muito importante”, afirmou. Chaer, no entanto, preferiu citar os depoimentos de personalidades do mundo Jurídico sobre o momento de superação que vive hoje a Justiça Paulista.

Leia trechos do discurso do presidente do TJ-SP, José Renato Nalini:

Jorge Rosenberg
“Não temos orgulho de ser o maior tribunal do mundo, mas gostaríamos de oferecer a melhor prestação jurisdicional possível. Para isso precisamos do apoio dos servidores e de todos os colaboradores.”

“O processo é a mais civilizada das formas de solucionar conflitos, mas não é a mais simples, nem é a mais rápida. A conciliação é muito mais saudável do que a judicialização dos conflitos. Não estou falando isso para aliviar a Justiça de São Paulo dessa, aparentemente, invencível carga de trabalho. O objetivo do TJ-SP está muito acima desse intuito imediato. Nós gostaríamos que a cidadania não se resignasse a ser tutelada, sem conseguir resolver os seus problemas numa mesa de diálogo, assistida por um advogado, um profissional essencial para a administração da Justiça. Mas nem tudo precisa passar pelas nossas invencíveis quatro instâncias, às vezes seis, quando o CNJ atua. E nesses casos há ainda recurso ao Supremo Tribunal Federal. Há ainda mais de 50 possibilidades de reapreciação da mesma questão.

É muito importante essa publicação Anuário da Justiça, que o Márcio Chaer já tornou tradicional. Todos esperam com muita ansiedade a divulgação desse transparente trabalho. Nada temos a esconder no Tribunal de Justiça de São Paulo. Nós estamos empenhados na informatização, é um percurso irreversível. Eu vejo com satisfação que a resistência inicial foi cedendo, rendendo frutos muito profícuos. Vamos continuar nela, vamos precisar de todos, vamos precisar da atenção da sociedade, que, afinal, é aquela que nos sustenta. Todos nós temos um patrão que merece a melhor Justiça, que é o povo brasileiro. Estamos todos empenhados em fazer com que ele tenha a Justiça que merece.

Parabéns ao Márcio Chaer, a todos que propiciaram essa publicação. O gigante acordou. E eu já pego um gigante bem desperto. Eu pediria que, em vez de incenso, me trouxessem ouro. Mas de qualquer forma, estamos na luta e vamos continuar trabalhando com a ajuda de todos.

Muito obrigado.

Leia o discurso do diretor da ConJur, Márcio Chaer:

O cenário traçado no Anuário da Justiça, que daqui a pouco será distribuído, resulta, de certa forma, do que nos deram três desembargadores magos e suas equipes.

O primeiro, Bedran, presenteou a Justiça paulista com o metal da dignidade. O segundo, Sartori, trouxe a mirra do dinamismo e da concertação interna. E agora Nalini traz o incenso da pacificação institucional.

E esta é mais uma boa nova a respeito do judiciário paulista: os administradores mudam, mas as diretrizes são mantidas. O mérito se sobrepõe e os integrantes deste tribunal mostram, com suas escolhas, que sabem o que querem para o futuro desta Casa.

Mas antes de apresentar nosso Anuário, permitam-me agradecer de público alguns amigos e profissionais excepcionais que contribuíram decisivamente para viabilizar este projeto:

Arnoldo Wald, Antonio Corrêa Meyer, Mário Sérgio Duarte Garcia, Décio Freire, Celso Mori, Ricardo Tosto, Alberto Zacharias Toron, Roberto Teixeira, Cristiano Martins, Clayton Camacho, Arnaldo Malheiros Filho, José Roberto Batochio, Daniel Bialski, Carlos Teixeira Leite Neto, Caio Ávila, Fábio Fadiga, Pedro Andrade, Igor Santiago, Pierpaolo Bottini, Igor Tamasauskas, Caio Rocha, Raul Haidar, Modesto Carvalhosa, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, José Carlos dos Santos “Cajé”, Sérgio Leonardo, Marcelo Leonardo, Antônio Sérgio Pitombo, Arystóbulo de Oliveria Freitas, Roberto Quiroga Mosquera.

Para esta cerimônia, eu pedi a alguns amigos de São Paulo que examinassem a nossa radiografia atualizada deste TJ.

O Ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do STF (nunca uma posse foi tão aguardada, não é mesmo?) escreveu do próprio punho mensagem para ser lida aqui. Aspas: O multissecular Tribunal de Justiça de São Paulo vem enfrentando galhardamente os desafios do novo milênio, distribuindo Justiça aos cidadãos do Estado, com presteza, segurança e eficiência. Parabéns. Fecha aspas.

O ministro Marco Aurélio, presidente do TSE e ex-presidente do Supremo fez uma proposição: “Exigir-se mais do Judiciário paulista é colocar em risco o equilíbrio. Considerado o binômio celeridade e conteúdo, o risco seria de prejuízo para as partes, para os titulares de direitos substanciais. Estão de parabéns os que personificam o Estado julgador e friso que maior sacrifício não pode ser cobrado. Parabéns aos verdadeiros, não operadores do Direito, mas sim estivadores do Direito. Que se tenha sempre presente a máxima dos antigos filósofos gregos: a virtude está no meio termo.”

O ministro Gilmar Mendes, medalha de ouro pelo melhor trabalho já desenvolvido à frente do CNJ, também deu seu depoimento: “Com mudanças na rotina de trabalho e na reorganização da estrutura, o Tribunal de São Paulo obteve, em apenas dois anos, um aumento de produtividade de 25%. Esse fato comprova enorme capacidade de reação, principalmente quando se leva em conta o gigantismo da demanda processual – mais de meio milhão de casos por ano! Se já é difícil qualquer alteração em tribunais pequenos ou mais novos, como os da Justiça Federal, por exemplo, pode-se realmente considerar um feito extraordinário, de grande importância, esses avanços da justiça paulista, a maior do país, com séculos de história e tradição. Agora é torcer para que esse resultado significativo repercuta positivamente também no 1º grau.”

O paulista de Marília, Dias Toffoli, disse: “Fica provado mais uma vez que gestão aplicada, em vez de repressão, funciona muito melhor. Investir em boas práticas e boas políticas além de mais eficaz, é mais duradouro — sem precisar correr atrás de culpados. O TJ-SP mostra que mesmo com milhares de juízes e centenas de desembargadores é possível mudar rumos e aperfeiçoar-se em ritmo e qualidade — em benefício da classe jurídica e da sociedade.”

Um dos mais atentos observadores da cena judiciária, o ministro Luís Felipe Salomão, também se prontificou a analisar o Anuário. Disse ele: “O Tribunal de Justiça de São Paulo enfrentou com garra as adversidades impostas por esse novo País em que vivemos. Rapidamente, reconstruiu-se e já atingiu essa maturidade que permite aos desembargadores apresentar os bons resultados sintetizados no Anuário da Justiça. Pela garra, pelo talento e pela sabedoria, os magistrados de São Paulo estão de parabéns”

Depoimento importante deu um juiz que representa em Brasília as melhores qualidades da justiça paulista — à qual ele pertenceu por 36 anos. O ministro do STJ, Sidnei Beneti: “Os números impõem-se por si sós. São Paulo segue adiante e retoma seu lugar. Já lança seus grandes números nos recursos para o STJ! Vai se superando, à custa do trabalho, o período de “bullying” institucional, que sucessivas vezes gerou obstáculos ao próprio trabalho. Em mais de quatro décadas de Magistratura, vi muito bem cada ataque ao grande edifício da Justiça Paulista. Agora a curva se inverte, dobra-se o “Cabo das Tormentas”, em revolução silenciosa, feita por dentro, nutrida da força da dedicação jurisdicional efetiva, razão de ser da Magistratura e de nossas vidas. Uma conquista de cada integrante do Tribunal. Sinto emocionado orgulho pela Magistratura de São Paulo, de que ainda me considero integrante – expatriado, embora! Parabéns a todos, com um abraço tão grande como grande é o Tribunal de Justiça de São Paulo! Sidnei Beneti, Ministro do STJ”.

Anunciantes do Anuário da Justiça São Paulo 2014 
Associação dos Advogados de São Paulo – AASP
Abreu Sampaio Advocacia
Andrade & Fichtner Advogados
Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
Bialski – Advogados Associados
Bottini & Tamasauskas Advogados
Bradesco S.A.
Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
Caixa Econômica Federal
Dannemann Siemsen Advogados
Décio Freire & Associados
Decoussau Tilkian Sociedade Advogados
Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
D’Urso & Borges Advogados
Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Fialdini, Guillon & Bernardes Jr. Advogados
Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP
Heleno Torres Advogados
Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP
Law & Liberatore Advogados
Leite, Tosto e Barros Advogados
Loeser e Portela Advogados
Lucon Advogados
Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Marcelo Leonardo Advogados
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Mega Leilões
Moraes Pitombo Advogados
OAB-SP
Pinheiro Neto Advogados
Qualicorp Corretora de Seguros S.A.
Raminelli e Oliveira Advogados
Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Souza Cruz S.A.
Souza, Cescon, Barrieu e Flesch Advogados
Teixeira, Martins e Advogados
Toron, Torihara e Szafir Advogados
TozziniFreire Advogados
Villas Bôas e Salineiro Advogados

Veja abaixo os presentes ao lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2014
José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
Eros Piceli, vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
Hamilton Elliot Akel, corregedor-geral do Tribunal de Justiça de São Paulo
Fernando Maia da Cunha, diretor da Escola Paulista da Magistratura
Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidente da Seção de Direito Criminal do TJ-SP
Ricardo Mair Anafe, presidente da Seção de Direito Público do TJ-SP
Fábio Prieto de Souza, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Francisco Rezek, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, ex-presidente TSE e ex-chanceler
Cesar Asfor Rocha, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça
Eloisa de Sousa Arruda, Secretária de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania
Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, procurador-geral de Justiça em exercício de São Paulo
Jayme Martins de Oliveira Neto, presidente da Apamagis
Marcos da Costa, presidente da OAB-SP
Luiz Flávio Borges D’Urso, Conselheiro Federal da OAB
Sérgio Rosenthal, presidente da AASP
José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do IASP
Carlos Roberto Fornes Mateucci, presidente do Cesa
Heleno Torres, Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da USP
Paulo Henrique Lucon, vice- presidente IASP
Ademar Gomes, presidente da Acrimesp
Marcelo Knopfelmacher, presidente do MDA (Movimento de Defesa da Advocacia)
Márcio Satalino Mesquita, vice-presidente da Ajufesp
Luís Fernando Massonetto, secretário municipal dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo
Marcelo Vieira de Campos, secretário de assuntos jurídicos de Osasco
Marcos Moreira de Carvalho, secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania da Prefeitura de São Bernardo do Campo
Maria Lumena Balaben Sampaio, ouvidora geral do Município de São Paulo
Luiz Paulo Pinho, JusBrasil

Desembargadores
Antonio Carlos Tristão Ribeiro
Antonio Luiz Pires Neto
Antônio Mário de Castro Figliolia
Armando Toledo
Carlos Eduardo Cauduro Padin
Carlos Eduardo Donegá Morandini
Carlos Henrique Abrão
Carlos Teixeira Leite Filho
Décio Notarangeli
Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa
Fábio Quadros
Fausto de Sanctis — Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Jeferson Moreira de Carvalho
João Alberto Pezarini
João Francisco Moreira Viegas
José Benedito Franco de Godói
José Jacob Valente
José Jarbas de Aguiar Gomes
José Luiz Germano
José Reynaldo Peixoto de Souza
José Roberto Neves Amorim
José Roberto Peiretti de Godoy
Juvenal Duarte
Luiz Augusto de Salles Vieira
Luiz Edmundo Marrey Uint
Marco Antonio Marques da Silva
Nelson Calandra
Otávio Toledo
Paulo Alcides Amaral Salles
Paulo Dimas Mascaretti
Paulo Roberto Grava Brazil
Pedro Luiz Aguirre Menin
Roque Antonio Mesquita de Oliveira
Spencer Almeida Ferreira
Tasso Duarte de Melo
Vanderci Álvares
Wanderley José Federighi

Juízes
Carlos Bortoletto Correa
Carlos Roberto Petroni
Edson Luiz de Queiroz
Fernando Pavlovsky
Gilson Delgado Miranda
José Maria Câmara Junior
Luís Gustavo da Silva Pires
Marcos Porta
Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes
Marina Freire
Sidney da Silva Braga
Tadeu Zanoni
Tânia Mara Ahualli
Valter Alexandre Mena

Advocacia
Arnoldo Wald, Wald Associados Advogados
Mário Sérgio Duarte Garcia, Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
Modesto Carvalhosa, Carvalhosa e Eizirik Advogados
Antonio Corrêa Meyer, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Celso Mori, Pinheiro Neto Advogados
Arnaldo Malheiros Filho, Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Alexandre de Moraes, Alexandre de Moraes – Sociedade de Advogados
José Roberto Batochio, José Roberto Batochio Advogados Associados
Gilberto Passos de Freitas, Da Costa Fernandes Advogados
Igor Mauler Santiago, Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados
Raul Haidar
Antonio Claudio Mariz, Advocacia Mariz de Oliveira
Luiz Carmago de Aranha Neto, Camargo Aranha Advogados Associados
Carlos José Santos da Silva, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
José Luis de Oliveira Lima, Oliveira Lima, Hungria, Dall’Acqua & Furrier Advogados
Antonio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo, Moraes Pitombo Advogados
Arystóbulo de Oliveira Freitas, Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
Roberto Quiroga Mosquera, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. E Quiroga Advogados
Alberto Zacharias Toron, Toron, Torihara e Szafir Advogados
Fernando Facury Scaff, Silveira, Athias, Soriano de Mello Guimarães, Pinheiro e Scaff Advogados
Pierpaolo Cruz Bottini, Bottini & Tamasauskas Advogados
Igor Sant´Anna Tamasauskas, Bottini & Tamasauskas Advogados
Alexandre Fidalgo, EGSF Advogados
Adjene Azevedo Pereira Leite, Santarelli & Leite Advocacia e Imobiliária
Adriana Cecílio Marco dos Santos
Affonso Ferreira, Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
Aldrey Alexis de Andrade Liboni, Siqueira Castro Advogados
Alexandre C. da Silveira
Alexandre de Abreu, Law & Liberatore Advogados
Alexandre Nassar Lopes, Fragata e Antunes Advogados
Alexandre Pacheco Martins, Braga Martins Advogados
Alexandre Sansone Pacheco
Alfeu Alves Pinto, Bocuzzi Advogados Associados
Aline Mirna Vieira, Decoussau Tilkian Advogados
Ana Luísa Barbosa Barreto, Escritório de Advocacia Sergio Bermudes
Ana Luisa Porto Borges, Peixoto e Cury Advogados
Ana Paula Bressani, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Ana Paula Gomes, Marcelo Tostes Advogados
Anderson Pomini, Pomini Sociedade de Advogados
André Barabino, TozziniFreire Advogados
Andrea Grejo Gonçalves
Andrea Ferreira Bedran, Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados
Anna Luiza Ramos Fonseca, Secretaria de Governo de São Paulo
Antonio Carlos de Oliveira Freitas, Luchesi Advogados
Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros, Aparecido Inácio & Pereira Advogados Associados
Arthur Pinto de Lemos Netto, Lemos e Associados Advocacia
Átila Pimenta Coelho Machado, Machado, Castro e Peret Advogados
Bernardo Buosi, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Bernardo Gradin
Betina P. de Carvalho
Bruna Ozanan, DaCostaFernandes Advogados
Bruno Sanchez Belo, Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
Caio Cesar Rocha, Rocha, Marinho e Sales Advogados
Caio Márcio de Brito Ávila, Ávila, Nogueira e Miguel Neto Advogados
Caio Pinheiro Garcia de Oliveira, Gomes Altimari Advogados
Carlo Frederico Müller, Müller e Müller Advogados Associados
Carlos Frederico Zimmermann, Zimmermann Neto Advocacia Trabalhista e Empresarial
Carlos Pereira da Silva, Law & Liberatore Advogados
Carlos Renato Lonel Alva Santos, Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados
Carolina Fonti, UFP Advogados
Cassio Mesquita Barros, Mesquita Barros Advogados
Cassio Namur, Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
Cassio Paoletti Junior, Advocacia Paoletti Dias Naves & Carvalho
Catia Sandoval Peixoto, Secretária Geral do Sindicato dos Procuradores
Cesar Augusto Alckmin Jacob, Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
Cesar Marcos Klouri, Cesar Marcos Klouri – Advogados
Cibele M. Malvone Toldo, Leite, Tosto e Barros Advogados
Ciro Pinheiro e Campos, Advocacia Paoletti Dias Naves &Carvalho
Claudinéia Baptista, Canon do Brasil
Claudio Abbatepaulo, Marcelo Leonardo Advogados Associados
Claudio França Loureiro, Dannemann Siemsen Advogados
Claudio Mauro Henrique Daólio, Moraes Pitombo Advogados
Clóvis Voese, Haddad & Voese Advogados
Conrado Almeida Corrêa Gontijo, Moraes Pitombo Advogados
Constança Gonzaga Junqueira de Mesquita, DaCostaFernandes Advogados
Cristiano Zanin Martins, Teixeira, Martins Advogados 
Daniela Minetto 
Daniel Albolea, Leite, Tosto e Barros Advogados
Daniel Bialski, Bialski Advogafos Associados
Daniel Penteado de Castro, Aidar SBZ Advogados
Daniel Tobias Athias, Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados
Daniella Zagari Gonçalves, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Danillo de Matos, Law & Liberatore Advogados
Dannae Avila, Law & Liberatore Advogados
Debora Pimentel, UFP Advogados
Deborah Daher, Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
Décio Freire, Décio Freire & Associados
Deise Casado
Eduardo Augusto Jacob, Ecorodovias
Eduardo de Souza
Eduardo Elias de Oliveira, Décio Freire & Associados
Eduardo Paulo Csordas, Eduardo Csordas Advogados
Eduardo Pizarro Carnelós, Carnelos e Garcia Advogados
Elaine Munhoz
Eliane Cristina Carvalho Teixeira, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Ernesto Tzirulnik, Ernesto Tzirulnik Advocacia
Evandro Mardula, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Fabiano Carvalho, Barioni & Carvalho Advogados
Fabiano Salineiro, Villas Boas e Salineiro Advogados Associados
Fabio Antonio Tavares dos Santos, Décio Freire & Associados
Fabio Araújo Lanna, Villas Boas e Salineiro Advogados Associados
Fabio Bendheim Santarosa, Gomes Altimari Advogados
Fábio Fadiga, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Fábio Mesquita Ribeiro, Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Felipe Contreras Novaes, Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados
Felipe Evaristo dos Santos Galea, Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Fernando Castro Saddi
Fernando Eduardo Serec, TozziniFreire Advogados
Fernando Kasinski Lottenberg, Lottenberg Advogados Associados
Flavia Cristina Moreira de Campos Andrade, TozziniFreire Advogados
Flavio Yunes Fraiha, Yunes Fraiha Advogados
Francisco Fragata, Fragata e Antunes Advogados 
Gabriel Prado Mendonça, Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados
Gláucia Massoni, Fragata e Antunes Advogados
Guilherme Henriques
Guilherme Lopes de Oliveira
Guilherme San Juan Araujo, San Juan Araujo Advogados Associados
Guilherme Tostes, Marcelo Tostes Advogados
Gustavo Gonçalves Gomes, Siqueira Castro Advogados
Gustavo Ouvinhas Gavioli, Coelho e Gavioli Advogados Associados
Helios Alejandro Nogués Moyano, Nogués Moyano & Haidamus Advogados Associados
Heloisa Estelita, Fundação Getúlio Vargas
Henrique de Almeida Ávila, Escritório de Advocacia Sergio Bermudes
Igor Sant´Anna Tamasauskas, Bottini & Tamasauskas Advogados
Jáder Freire de Macedo Júnior, Freire de Macedo Advogados
Jair Jaloreto, Portela, Campos Bicudo e Jaloreto Advogados
Jarbas Andrade Machioni, Machioni Advogados
Jéssica Ferracioli, Décio Freire & Associados
João Carlos Areosa, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
João Fernando Guimarães, Raminelli e Oliveira Advogados
José Augusto Nasser
José Carlos van Cleef de Almeida Santos, Almeida Santos Advogados
José Cretella Neto, Cretella Advogados
José Diogo Bastos Neto, Chiaparini e Bastos Advogados
José Leite Saraiva Filho, José Saraiva e Advogados
Juliana Ribeiro Ugolini, Lotufo Ugolini Advogados
Juliana Camargo Lamejo, Banco do Brasil
Karen Viero, Marcelo Tostes Advogados
Lázaro Sotocorno, Banco Bradesco S.A.
Leandro Raminelli R. Figueira de Oliveira, Raminelli e Oliveira Advogados
Leonardo Leal Peret Antunes, Machado, Castro e Peret
Leônidas Scholz, Advocacia Criminal Leônidas Scholz
Letícia Prebianca, Siqueira Castro Advogados
Lígia Maria Hurga Mussi, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Lígia Regini, Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Luan Benvenutti Nogués Moyano, Nogués Moyano & Haidamus Advogados Associados
Lúcia Tucci, Lúcia Tucci Advogados
Luciana Nini Manente, Loeser e Portela Advogados
Luciano Caparroz Pereira dos Santos
Luciano Simoes Parente Neto
Luciano Toledo, Advocacia Luciano Toledo
Lucicley Santarelli, Santarelli & Leite Advocacia e Imobiliária
Luís André Azevedo, Carvalhosa Advogados
Luís Carlos Gomes Rodrigues, Gomes Rodrigues Advogados
Luis Eduardo Menezes Serra Netto, Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
Luís Falcão, Fragata e Antunes Advogados
Luis Guilherme da Silva Braga, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Luis Gustavo Previato, Leônidas Scholz
Luiz Antonio Guimarães Marrey, procurador de Justiça
Luiz Augusto Sartori
Luiz César Sanson, Raminelli e Oliveira Advogados
Luiz Gustavo de Oliveira Santos, Advogado – Construtora OAS
Luiz Renato de Oliveira Valente, TozziniFreire Advogados
Luiz Wagner Miqueletti Jr.
Manuel Alceu, Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
Marcela Volponi X. Sá Santos, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Marcelo Levi, Levi Sartori Advogados
Marcelo Sequeira de Carvalho, Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Marcelo Tacca
Marcio de Castro Zucatelli, Decoussau Tilkian Advogados
Marco Antonio Kojoroski, Kojoroski Advogados Associados
Marco Antonio Lisboa de Carvalho
Marco Aurélio Vicente Vieira, Vicente Vieira e Soltanovitch Sociedade de Advogados
Marco Aurelio Visconti
Marcus Vinicius Tenorio da Costa Fernandes, DaCostaFernandes Advogados
Maria Aparecida dos Santos, Granadeiro Guimarães Advogados
Maria Augusta Rivitti
Maria Cecília Fragata, Fragata e Antunes Advogados
Mariangela Garbelini, José Menck & Mascarenhas Advogados Associados
Marília Nascimento Minicucci, Siqueira Castro Advogados
Matheus Olavo Machado de Melo, Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Maurício da Costa
Maurício Silva Leite, Leite, Tosto e Barros Advogados
Miguel Angelo Salles Manente, Loeser e Portela Advogados
Miguel Pereira Neto, Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados
Mirtes Muniz A. Santos, Advocacia criminal Leonidas Scholz
Nelson da Silva Junior, Cades
Newton Pietraroia Neto, Law & Liberatore Advogados
Nicholas Merlone
Orlando Gilberto Goes
Otávio Andere Neto, Andere Neto Advogados
Patrícia Rios Salles de Oliveira, Leite, Tosto e Barros Advogados
Paulo Eduardo Soldá, Advocacia Criminal Leônidas Scholz
Paulo Guilherme Lopes, Leite, Tosto e Barros Advogados
Paulo Iasz de Morais, Morais Donnangelo Toshiyuki Gonçalves Advogados Associados
Paulo Marco
Pedro Agatão, Kuntz Advocacia
Pedro Luiz Bueno de Andrade, Andrade e Taffarello Advogados
Pedro Octavio Begalli Jr., Banco Bradesco S.A.
Rafael Barroso Fontelles, Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
Rafael Ferrari,, Advocacia criminal Leônidas Scholz
Rafael Vicente Soares, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Régis de Oliveira
Régis G. Villas Bôas Villela, Villas Boas e Salineiro Advogados Associados
Renata Lorena Martins, Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
Renato Caldeira Grava Brazil, Escritório de Advocacia Sergio Bermudes
Renato J. Cury, Pinheiro Neto Advogados
Renato Mange, Renato Mange Advogados Associados
Renato Sartorelli
Ricardo Belmonte, Siqueira Castro Advogados
Ricardo Maffeis Martins, Dantas, Lee, Brock & Camargo Advogados
Ricardo Tosto, Leite, Tosto e Barros Advogados
Roberto Correia da Silva Gomes Caldas
Roberto Sardinha Junior, Escritório de Advocacia Sergio Bermudes
Roberto Teixeira, Teixeira, Martins Advogados
Rodrigo Barioni, Barioni & Carvalho Advogados
Rodrigo Bernardes Dias, Advocacia-Geral da União
Rodrigo Jorge Moraes, Azevedo Moraes Advogados Associados
Rodrigo Marques de Campos, professor de Direito da FMU
Rodrigo Persone Camargo, Pinheiro Neto
Rodrigo Quadrante, Leite, Tosto e Barros Advogados
Rodrigo Rocha de Souza, Dannemann Siemsen Advogados
Rodrigo Roter Palha Rocha, Villas Boas e Salineiro Advogados Associados
Rogério Aro, Gomes Rodrigues Advogados
Rogério de Medeiros Coriliano, Aasp
Rogério Taffarello, Andrade e Taffarello Advogados
Rubens Tilkian, Decoussau Tilkian Advogados
Samuel de Abreu Matias Bueno, Aidar Sbz Advogado
Samuel Ansarah Rizek, Aasp
Sandra Jacubavicius, presidente da Comissão Cidadania e Ação Social da OAB São Bernardo do Campo
Sara Regina Rodolfo
Sara Tavares, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Selma Maria Batista Nunes, Selma Nunes Advogados Associados
Sergio Kehdi Fagundes, Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Sérgio Leonardo, Marcelo Leonardo Advogados Associados
Sergio Tostes, Tostes e Associados Advogados
Sibele Aparecida de Oliveira, Raminelli e Oliveira Advogados
Silvia Cristina Aranega Menezes, diretora jurídica da Dersa
Solange Di Carlantonio
Sueli Soares dos Santos
Sylvie Boëchat, Rayes & Fagundes Advogados
Sylvio F. Antunes Filho, Adv. Francisco Antunes
Thais Matallo Cordeiro, Siqueira Castro Advogados
Théra van Swaay De Marchi, Pinheiro Neto Advogados
Thiago Tommasi, Pomini Sociedade de Advogados
Thomas Law, Law & Liberatore Advogados
Tiago Luiz Amorim Cesaretto, Law & Liberatore Advogados
Vanessa Braga, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Victoria Boachin, Sergio Bermudes Advogados
Vinicius Bairão Abrão Miguel, Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Vinícius Jucá, TozziniFreire Advogados
Weber de Deus, Lima de Deus & R Braga Sociedade de Advogados 
Wilson Tullio Alves de Andrade, Advocacia WTAA – Atividade Autônoma

Mais convidados
Alberto José Mucci
Aline Mirna Barros
Andrea Michael, diretora executiva da UOZAP
Andrea Silvia Cardoso Verotti, membro de Associações de Adoção Internacional
Annkarin Aurelia Kimmelmann e Silva
Antonio Campos
Bernardo Gradin
Bruno Bettini
Bruno Polleti, jornalista da Folha de S.Paulo
Carla Barnabé Vera
Carlos Alberto Neves
Carlos Araujo
Carlos Roberto Sodré, Imprensa Oficial
Carlos Teixeira Leite Neto, Mega Leilões
Carolina Perone, Coordenadora do espaço Jurídico – Notícias de Cotia e Região
Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz, procuradora de Justiça Militar em São Paulo
Claudio Martins, promotor de Justiça Militar em São Paulo
Cleidiane Gomes, estagiária em Direito no Medina e Alonso advogados
Cleinaldo Simões
Ciro Saccab
Daisy Souza
Denise del Corso
Douglas B. Torres Blanca
Elisabel Benozatti, Assessora de Comunicação – Opportunity
Elisabete Massami Nishi, assessora cultural no Consulado dos Estados Unidos em São Paulo
Elza Aparecida da Cruz
Elza Francisca, Assessora Palamentar da Câmara Municipal de Jundiaí
Erasmo Guedes Junior
Erasmo Guedes Neto
Evelyn Moraes de Oliveira, procuradora da Fazenda no Tribunal de Contas de São Paulo
Fernando Girão, jornalista
Francisco Avolio Quartim Barbosa de Figueiredo
Francisco Oliveira Rocha, médico da Secretária da Saúde de São Paulo
Gildázio Ribeiro, estagiário em Direito no Santarelli & Leite Advocacia e Imobiliária
Giselle Groeninga
Ione Moreira
Ivan Dias da Motta
Janaína Amoroso, INFI (Instituto Febraban de Estudo)
Jeane Sesto, Diretora Jurídica Institucional – Construtora OAS
João Espinosa Neto, Banco Santander
João Galhardo
Joaquim Agenor dos Santos, corretor de Imóveis
Jonas de Oliveira, Perito Judicial
José Ivo Alves de Almeida
José Martins de Oliveira
Joyce Caroline da Silva Santos, Colunista Social do Jornal – Notícias de Cotia e Região
Laura Diniz, jornalista
Lucelia Mello
Luciane Lima de Carvalho, Escrevente Pesquisadora da Diretoria de Gestão do Conhecimento Judiciário
Luiz Eduardo Domingues Palermo Santos, estagiário de Direito no Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Luiz Fernando de Camargo Prudente do Amaral, Membro da Comissão Geral de Ética de São Paulo
Lup Ohira
Marcelo Marcondes de Souza
Marcelo Pagotto Figueiredo
Margaret L. Figueiredo
Marli Aparecida Francisco
Maria Antonieta Mendes Rodolfo
Maria Cristina Maia de Castro
Maria Cristina Pera, procuradora de Justiça no TJ-SP
Maria Lúcia Zanelli, editora na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Michelle Cristina Cardin, auxiliar administrativa no IPEM
Mirian Cristina Generoso Ribeiro Crispin, Assessora – TJ-SP
Nelson da Silva Junior
Nilson Santarelli, diretor atendimento da Puc Propaganda | Grupo P
Paulo Sérgio Leite Fernandes
Paulo Campos Petroni
Rebecca Resende Rumiato
Renata Maria Pontes
Reinaldo Aleixandrino
Reinaldo De Maria, Assessor de Imprensa – AASP
Remy Gama Silva, consultor empresarial na Lourenço Gama Consultoria
Roberta Tennembaum
Rogerio Carneiro Meirelles
Sandra Mara Aparecida de Freitas Majer
Santamaria Nogueira, OAB
Sergio Rosa, Solve System
Sergio Tuthill Stanicia
Sheila Aparecida Santoro Martinelli, Banco Santander
Silvia Helena Abinajm, oficial de Justiça
Silvania das Bosco
Sueli Souza Santos, agente da Fiscalização Financeira no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Sylvio Micelli, diretor de Imprensa da Confederação Nacional dos Servidores Públicos
Tarcísio dos Santos, secretário da Área da Saúde do TJ-SP
Thiago Antunes, Mega Leilões
Valter Vieira Junior, fotógrafo
Vander Giordano, Kroll Brasil
Vera Lucia Sabo, diretora da Comissão de Direto Desportivo da OAB Jabaquara

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!