Sem vínculo

Estado não responde por débitos trabalhistas de associação

Autor

10 de março de 2014, 19h01

Não existe responsabilidade subsidiária do estado no contrato de trabalho celebrado por associações de pais e mestres (APMs). Com esse entendimento, a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho absolveu a Fazenda Pública de São Paulo de pagar débitos trabalhistas a um auxiliar de informática contratado para atuar em uma escola estadual no Guarujá.

O colegiado mudou decisões de 1ª e 2ª instâncias que reconheciam o ente público entre os responsáveis pelo vínculo empregatício. Ao recorrer, a Fazenda alegou que o autor do pedido associou-se a uma sociedade cooperativa para prestar serviços na escola. Com isso, considerou que nem a associação nem a cooperativa se confundem com o estado.

O relator do recurso, ministro Augusto César de Carvalho, afirmou que as APMs têm o dever de suportar integralmente os encargos trabalhistas devidos nos contratos porventura celebrados. Segundo ele, o fato de o agente administrativo prestar serviços em estabelecimento estadual não impõe ao estado qualquer responsabilidade se a associação for a real empregadora.

Carvalho apontou que já há jurisprudência sobre o tema no TST: a Orientação Jurisprudencial 185 da Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais. O voto do relator foi acompanhado por unanimidade pelos demais integrantes do colegiado. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Clique aqui para ler o acórdão.
Processo: RR-57800-56.2009.5.02.0303

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!