Anistia com limites

Vereador sem salário durante a ditadura não tem direito a reparação em dinheiro

Autor

29 de maio de 2014, 10h30

Os vereadores que, por ordem do regime militar, exerceram seus mandatos sem remuneração foram declarados anistiados políticos apenas para efeitos de aposentadoria no serviço público e previdência social, sem, no entanto, ter direito a reparação econômica. Com esse entendimento, a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou pedido apresentado pelos herdeiros de um vereador que atuou em uma cidade mineira entre as décadas de 1960 e 1970.

O Ato Institucional 2, de 1965, determinou que vereadores da época não receberiam remuneração, “seja a que título for”. Os autores alegaram que, na Constituição Federal de 1988, o artigo 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) concedeu anistia a todos aqueles que foram atingidos, “em decorrência de motivação exclusivamente política, por atos de exceção, institucionais ou complementares” durante o regime.

A indenização foi negada em primeira instância. Os familiares do ex-vereador recorreram, mas o TRF-1 avaliou que as normas sobre anistia política não estabeleceram a possibilidade de soma em dinheiro nesse tipo de caso. Diferentemente dos perseguidos políticos, os vereadores que ficaram sem remuneração têm apenas o direito de somar o período em que atuaram na contagem do tempo de serviço.

“Não pode o Judiciário, contrariando a norma, dar uma interpretação ampla aos dispositivos legais ora analisados para abarcar situação por eles não disciplinada”, afirmou o juiz federal João Batista Moreira, relator do caso. “O reconhecimento da condição de anistiados, para efeitos de obtenção da indenização pretendida na presente ação, encontra-se vedado na Constituição Federal e na Lei Ordinária.” O entendimento foi seguido por unanimidade.

Clique aqui para ler o acórdão.

Processo 0018087-75.2006.4.01.3800

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!