Consultor Jurídico

Aposentadoria adiantada

Nem advogados nem juízes lamentam a aposentadoria de Joaquim Barbosa

Retornar ao texto

Comentários de leitores

102 comentários

Pô dr. Ariosvaldo (menos, bem menos)

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

Se até Defensor Público Federal pode voltar a "advogar" depois do convescote pago pelo Estado, porque não um insigne ex- Ministro Presidente do STF; ex-Promotor, ex-Juiz de carreira, Doutor, pós graduado, Mestre em Direito e poliglota (fala só 04 idiomas, incluindo Alemão) . Não acha isso patológico, compatível com uma diminuição de auto-estima c/c "complexo de inferioridade" ? Por favor não se sinta diminuído frente ao retirante Ministro. Não há porque. A maioria de nós, advogados, e que tais, realmente estamos muito aquém desse homem, infelizmente. Portanto, não se sinta sozinho não; apenas não tente rebaixar o Min. Barbosa a eventuais insignificâncias.

A fina flor

Marcelo Dawalibi (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)

Eu até recebi a notícia com indiferença. Mas depois dessa matéria e de ver quais pessoas e setores se alegraram com a aposentadoria de Joaquim Barbosa, agora tenho certeza de que a saída do ministro será prejudicial ao país. O que é bom para essa gente é ruim para o Brasil.

Não compartilho com o título.

mariene (Advogado Autônomo - Internacional)

Douto Vasconcellos,
O senhor NÃO está autorizado a usar o nome dos advogados, em geral e em sua totalidade para fazer as ridículas afirmações que fez em seu artigo de CAPA. Eu sou advogada. e não o autorizei a me incluir nesta palhaçada que o senhor escreveu.
Acho que o último elo de garantia e honestidade do STF, foi rompido. A perda é da JUSTIÇA. O ministro Joaquim Barbosa não agradou a um certo número de advogados, juízes, colegas pares, mas uma coisa é certa: AGRADOU A QUEM REALMENTE ALMEJA JUSTIÇA E IMPARCIALIDADE;
SIM VAI FAZER FALTA, SIM VAMOS SENTIR SUA FALTA.

Vai tarde

JUNIOR - CONSULTOR NEGÓCIOS (Professor)

Para o cidadão leigo, que nada conhece de leis e princípios jurídicos, o min. Barbosa foi um baita juiz do STF.
Já para quem é operador do direito, é quase unânime o entedimento que ele fez um desserviço à Justiça; laborou na ação penal 470 como se fosse o acusador, atropelando princípios constitucionais, desrespeitou advogados, colegas de magistratura, inclusive do próprio do STF etc. Está na hora de o Senado e o Presidentes da República fazer uma boa prévia do candidato ao STF, porque o "poder ", o "cargo" revela o arrogante, o deselegante etc.

A bandidagem pira

Oziel (Funcionário público)

Muito mais alegres que diversos operadores do direito estão os ladrões do dinheiro público, entre outros criminosos. Sem considerar que a dona Dilma terá a liberdade para indicar mais um ministro conforme sua imagem e semelhança.

Aposentado ele poderá fazer política legitimamente

Ariosvaldo Costa Homem (Defensor Público Federal)

Poderá fazer política longe do Tribunal e se libertar do mando do juiz que nunca lhe serviu. Seria bom a OAB lhe negar a inscrição como advogado. Defensor Público Federal aposentado.

Lamentável e triste a saída do Grande Ministro Joaquim

mariene (Advogado Autônomo - Internacional)

Para ser sincera chorei ao ouvir a noticia a decisão do GRANDE MINISTRO JOAQUIM BARBOSA.
COMO os comentários do "observador" e do colega "Ademilson, peço licença aos dois para tornar minhas suas palavras. Tudo foi dito. O BRASIL PERDEU, o JUDICIÁRIO PERDEU, TODOS PERDEMOS! O Ministro fará grande e irreparável FALTA no STF. Não era hipócrita, não era bajulador, não era partidário. Era e é: LIMPO, HONESTO, INTEGRO.
Os que ficaram não chegam, nem nunca chegarão ao seus pés.
Racistas são os que protesta!
VIDA E VIVA AO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, A QUEM HUMILDEMENTE DESEJO A PAZ, MUITO MAIS SUCESSO, E VITÓRIA A GRANDE VITÓRIA.

Triste perda...

BRomão (Outros)

Infelizmente, como articulado no artigo acima, somente nós, enquanto cidadãos de bem, sentiremos a saída do ministro Joaquim Barbosa! Homem íntegro, respeitável e consciente de seu dever público perante as injustiças sociais e políticas que se comentem nesse país. Realmente, como alguns já comentaram, houve uma certa manipulação nessa reportagem. Óbvio que a atuação do ministro JB não trouxe satisfação para muitos da "onipotente" toga e dos "ilustres" advogados e menos ainda para os famigerados políticos e partidos, tão mal acostumados a imporem suas palavras de ordem e autoridade e manifesta corrupção. O ministro soube colocar cada um em seus devidos lugares. Se houve excessos de sua parte, não poderia ter sido de outra forma, pois, tão inflados em suas arrogâncias e peitos estufados, ele (o ministro) deu-lhes a resposta sob medida. Acrescento ainda, que todo esse mal estar causado pela presença do ministro JB é por puro preconceito que escancaradamente e veladamente vivemos nesse nosso Brasilzão! De minha parte, aplausos para esse grande homem. Fará muita falta. Mais sucesso e muita paz, ministro Joaquim Barbosa! O Senhor Deus lhe abençoe hoje e sempre.

Pode ser tambem um Interlagos.....

hammer eduardo (Consultor)

Meu caro Observador , eventuais piadas a parte para ilustrar o verdadeiro "tunel do terror" que a nossa justiça maxima vai adentrando , me reservo o direito de ficar muito preocupado com os rumos que nosso Pais esta tomando e de forma acelerada.
O Povão historicamente é alienado e tem como "bussola" do dia a dia o roncar de suas barrigas que nem sempre são saciados com trocentas bolsas-esmola como vemos atualmente.
Joaquim Barbosa entrou e saiu do STF pela porta da frente , a segunda parte acredito que cedo demais pois ainda podia contribuir muito para acendermos alguma forma da "lanterna de Diogenes" neste longo breu tupiniquim.
Na analogia do " SP-2 " , Eu poderia modernizar a historia com algo mais recente como um SMART , muita gente ja esqueceu ou nunca ouviu falar no esportivo belissimo esportivo da Volkswagen.
Joaquinzão entra para a historia e se transforma de maneira automatica numa especie de "reserva moral" da Nação haja visto que os rumos que nossa Sociedade pode tomar daqui para a frente são simplesmente imprevisiveis , temo sinceramente pelo pior ate a nivel de convulsões sociais , alias os "avisos" ja estão a vista de todos desde meados do ano passado , ja descontando idiotas de ocasião como esses black-blocs que acredito ate serem meros arruaceiros de aluguel , versão "street" da bancada do PMDBosta que hoje se prostituiu a niveis de fazer o Doutor Ulysses dar voltas em seu caixão imaginario.
Aquela foto de ontem do renan abraçando o Joaquinzão me assutou pois dava a impressão que o Ministro Barbosa ria nervosamente enquanto tentava proteger a carteira...........Cordial abraço.

Joaquim barbosa

Joacil da Silva Cambuim (Procurador da República de 1ª. Instância)

Não tenho nenhuma simpatia ou antipatia pelo min. Joaquim Barbosa. Mas nunca gostei do modo como ele trata as pessoas, inclusive os próprios colegas, com arrogância sem limite. Essa postura não condiz com a atividade de um magistrado, coisa que ele nunca foi, na acepção maior do termo. JB aproveitou-se de uma mídia favorável para se promover ao estrelato, mas não se dignou a colocar em votação outros processo q

hammer eduardo (Consultor)

Observador.. (Economista)

Em momento triste (pois lamento profundamente a saída do senhor Ministro), é sempre agradável ler seus comentários ferinos e divertidos(além de corretos e fulcrais).
Infelizmente, tem horas que de fato me parece tristemente real que algumas instituições deveriam ter um SP-2 (dei boas risadas)para transportar os homens de bem que restaram.As pessoas esquecem que grandes personalidades fazem a diferença (para melhor ou pior) na história de uma nação.O Brasil anda carente destas.Só consigo, lendo sobre as comemorações com a saída do Ministro, fazer coro a quem - aqui nos comentários, lembrou do dito do outro Barbosa (o RUI):
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
O Brasil perdeu.A Justiça perdeu.Os de sempre ganharam.Até quando?
Levou até onde deu a máxima:
"Fiat justitia ruat caelum" - Lucius Calpurnius

que vexame conjur?!

afixa (Administrador)

a opinião de advogados de mensaleiros não tem qualquer importância, a opinião de juiz presidente de associação , importa menos.
se e quando JB começar a adentrar na vida política, as criticas serão mais severas. afinal , interessa, mais, manter a corja que já representa a política.
estes advogados passarão, os juizes também (até mais rápido), esta noticia (parcial) também.
já JB será lembrado.
abraço a todos os quadrilheiros que estão presos graças a JB.

Contraponto

Ademilson Pereira Diniz (Advogado Autônomo - Civil)

Bem, ele se vai. Não acho que seja fato para lamentar, ou comemorar. É um CIDADÃO que exerceu um cargo da REPÚBLICA, direito deferido, em tese, a qualquer brasileiro que se habilite a tal. Todavia, pode-se dizer desse Ministro que, embora não se concorde com algumas de suas intervenções, abruptas e fora do protocolo (algumas de extrema ousadia e coragem: aquela que perguntou ao Ministro Lewandowski se este 'era advogado de defesa do réu'), soube muito bem marcar sua presença. Alguns o acusam de agir por ódio e vingança...só não dizem ódio a QUÊ ou vingança contra QUEM, acho que é uma forma, sub-reptícia, de acusa-lo de 'racista'. Bem, seja como for, pelo menos no caso do MENSALÃO, esse MINISTRO agiu como um competente, preciso e necessário CONTRAPONTO às 'porteiras abertas' em que se transformaria o julgamento do caso. Pena que o STF ficou limitado (talvez aí esteja o nó da questão) ao julgamento meramente CRIMINAL da questão; em meu entender a questão verdadeira era muito mais profunda (a compra de votos no CONGRESSO NACIONAL, um crime de lesa-pátria, pois tratou-se de se manietar um PODER DA REPÚBLICA). Acusam-no de autoritário, brusco, grosseirão, etc., mas essa acusação perde toda força diante da ausência de acusação de qualquer tipo de corrupção. Se errou, foi por erro de consciência, o que é absolutamente justificável tratando-se da aplicação da LEI o que, em si mesmo, admite diversidade de interpretação. Só por isso já valeu a presença desse Ministro que, de fato, mostrou a que veio

Menos parcialidade

Daniel Nunes Ricarte (Bacharel)

É fato que o presidente Joaquim Barbosa tem certo destempero. Contudo, nas suas decisões, ele buscou a justiça e a eficácia social, coisa que geralmente não se acontece no Supremo Tribunal Federal. Interessante saber após alguns comentários que a seleção de desabores para com Barbosa pretende apenas desqualificar as qualidades dele. Ou será que apenas a discordância com alguns de seus pares e o destempero dele é que são determinantes da capacidade e acertos como Presidente?

CONJUR agiu vergonhosamente

André (Advogado Autônomo - Tributária)

Tenho vergonham agora, de acessar este site. Age vergonhosamente o site CONJUR ao selecionar tão-somente aqueles que deixaram de se beneficiar do cooporativismo que foi mitigado pelo Ministro Joaquim Barbosa.
Declaro que, a partir dessa opinião totalmente direcionada do site da CONJUR, não mais visitarei esta página de informações jurídicas.
Sites jurídicos devem ser imparciais, devem fazer pesquisas considerando todos os atores, e não somente aquele que interessam.
Além disso, mostrou a CONJUR que compactua com todas as coisas estranhas que ocorrem no judiciário brasileiro (judiciário este que me deixa entristecido tamanha a sujeira).
POrtanto, estou envergonhado de ter seguido este site durante anos de minha formação acadêmica e durante meu trabalho diário. SOu Procurador de meu Estado, Advogado, mas, mesmo assim, não gosto de coorporativismos, como defendido hipocritamente por aqueles que, agora, criticam o MInistro, que só fez a lei e a justiça serem aplicada (justiça aplicada, por vezes, com interpretação que derrubaram por terra o jeitinho brasileiro - e por isso advogados não gostavam, mesmo sabendo que moralmente era a atitude correta).
Até mais site parcial e que desrespeita opiniões que contrariam as suas.

Pesquisa direcionada e sem credibilidade

Le Roy Soleil (Outros)

Essa "pesquisa" do CONJUR, que selecionou a dedo advogados de mensaleiros e outros que tiveram interesses contrariados pelo Ministro JB, além de personalidades que representam o corporativismo, como o Sr. Nilo Toldo, não pode ser levada a sério. Tivessem feito uma ENQUETE ABERTA para todos poderes opinar (todos os advogados, magistrados e membros do MP), o resultado seria outro. Sou Advogado Público e estes senhores nominados na matéria NÃO ME REPRESENTAM.

Perguntem ao povo

César10585 (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Perguntem ao povo se o Ministro Joaquim Barbosa vai deixar saudades ou não. Dizer que o anúncio da aposentadoria foi recebido com alívio por muitos não tenho dúvidas; com indiferença, jamais.

hienas gargalhando no xorume

hammer eduardo (Consultor)

Só mesmo quem tem interesses pra la de obscuros ou se locupleta defendendo os indefensaveis é que pode gargalhar igual a uma HIENA com a saida de Joaquim Barbosa. Ele tinha defeitos ? Claro que sim ! Porem em nenhum minuto a calhordada do des-governo petralha conseguiu UM unico pedaço de rabo por baixo da porta , atividade por sinal corriqueira por parte deste bando de calhordas de estrelinha na lapela e seus apoiadores prostitutos.
A Justiça Brasileira fica inidscutivelmente mais pobre ja que agora a ultima "guarnição do Forte Apache" começa em definitivo a ser desmontada , nem me surpreenderia se Luiz Fux fosse a reboque logo em seguida. A "bancada do PT" no STF agora poderá agir A VONTADE pois foi dado o grito criminoso do "liberou geral". A cachorrada atualmente em cana na papuda deverá ser rapidamente liberada , os processos e penas revistos e se bobear , ainda vão levar uma carta de desculpas pelo "incomodo causado" , isto tambem se não entrarem na Justiça????? querendo "bolsa perseguido do Joaquinzão". Atravessamos oficialmente a fronteira do "tudo é possivel". Os nomes ja cogitados de afogadilho apavoram pois ja entram "algemados pelo rabo" haja visto que dilma e sua quadrilha JAMAIS cometerão o mesmo erro do apedeuta 9 dedos quando botou pra dentro um Magistrado sem checar corretamente a sua "folha corrida" , deu no que deu. Com Fux foi a mesma coisa porem em seguida ja corrigiram os procedimentos e agora não entra mais nem o Papa Francisco caso se dispusesse a chafurdar no chiqueiro juridico que aquilo vai virar. Os decentes remanescentes ja podem ir esvaziando as gavetas para sair de fininho num SP-2 , e ainda vai sobrar espaço...Triste fim para a nossa Justiça que agora praticamente morre de vez.

E tem mais...

José Cuty (Auditor Fiscal)

Além de juízes e advogados, corruptos e criminosos, especialmen entre agentes políticos, também festejam a saída de Barbosa.

Juiz opressor ou acusador tirano

Og Sousa (Advogado Autônomo - Civil)

Boa parte dos incautos brasileiros se deleitam com a tirania do Joaquim Barbosa, (senso comum), pois não sabem o quanto ele carrega de tirania, vingança, recalque, e tudo isso deságua em seus atos de juiz. Muito mais gente está satisfeita com sua saída, inclusive do próprio judiciário.

Comentar

Comentários encerrados em 6/06/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.