Consultor Jurídico

Fernando Sperb: Ramificação de empresa pode aumentar valor de bens

27 de maio de 2014, 8h38

Por Fernando Augusto Sperb

imprimir

Uma onda de divisões tem tomado conta das empresas nos Estados Unidos, o que tende acontecer, em breve, também aqui no Brasil. Segundo dados da consultoria Spin-Off Research, houve 37 processos de cisão de grandes empresas norte-americanas em 2013. As chamadas transações spin-offs, em que uma empresa ramifica um de seus negócios, criando uma entidade nova e independente (spinco), tiveram, no ano passado, o maior índice desde 2011. Ao passo que o número de fusões em 2013 foi o menor desde 2004, segundo a consultoria KPMG.

Atualmente, a tendência das spin-offs é mais marcante nos Estados Unidos, que teve a maior curva de aumento de cisões. Entretanto, é provável que isto se expanda globalmente. Na Europa, segundo dados divulgados pela Bloomberg, em 2013 houve nove grandes spin-offs e o valor de mercado destas unidades foi o equivalente a cerca de U$ 104 bilhões.

Por meio desse tipo de cisão, as corporações procuram cada vez mais definir um foco e separar os negócios não relacionados, com a esperança de que isso resulte em bilhões de valor agregado, criando um grande conglomerado de empresas, que atuam de maneira independente, mas que continuam interligadas. Isto está correlacionado com a prerrogativa de que o mercado geralmente segue um padrão. Após décadas visando o alargamento das companhias, agora as empresas estão na fase de reavaliar seus negócios, até mesmo por pressão de acionistas ativos, que atualmente acabam favorecendo empresas mais simples.

As spin-offs se tornaram opções atrativas para as companhias que procuram maximizar o valor de seus bens, principalmente em decorrência de seu forte mercado de capitais. Estas transações têm sido acolhidas pelos investidores pelo fato de preferirem se associar a companhias que eles compreendam e também que se abstenham de operar em muitas indústrias diferentes. Uma das razões disso se deve ao fato de que, quando as empresas ficam muito grandes e abrigam negócios demasiadamente discrepantes, geralmente resulta em um processo de crescimento mais delongado e menos lucrativo, o que pode arrastar o valor de mercado da empresa inteira para baixo

As spin-offs são transações complicadas que requerem grande planejamento prévio, especialmente quanto aos aspectos jurídicos envolvidos, que são muitos. Somente assim, o processo de cisão pode ser realizado com sucesso.

É preciso levar em consideração todas as implicações jurídicas da divisão de uma empresa. Uma delas é relacionada à separação dos bens e das responsabilidades entre a matriz e a spinco. No acordo de preparação, ambas as partes devem entrar em acordos licenciais e de compartilhamento relacionados a propriedades intelectuais (como trademarks e patentes).  É necessário que haja um contrato que preveja os valores que a companhia-mãe receberá e o capital que será cedido à spinco, para evitar futuras preocupações com a saúde financeira de ambas.

Os empresários devem procurar especialistas e conselheiros de finanças para auxiliá-los a obter um contrato satisfatório. A opinião de consultores jurídicos tende a ajudar os diretores das duas entidades a mostrar a direção correta em termos de dever de diligência ou até para refutar alegações de transferência fraudulenta.

É importante ressaltar que, durante o primeiro ano, a nova entidade terá de se basear na companhia-mãe. Logo, são necessários outros serviços legais típicos de qualquer tipo de transação, que incluem a parte jurídica, auditoria interna, logística, controle de qualidade, entre outros. A opinião de um especialista em negócios empresariais é necessária para a formação do conselho da spinco, que deve contar com a presença de alguns integrantes que já conheçam o procedimento interno da matriz. Porém, deve ser majoritariamente formado por diretores independentes.

Desta forma, para considerar uma spin-off é necessário, antes de tudo, avaliar se há um propósito válido para a cisão, até porque as taxas para a realização desta costumam ser altas. E, assim como estas transações podem reafirmar uma companhia no mercado, podem acabar trazendo resultados negativos, tanto para matriz quanto para a ramificação, se feitas sem o devido planejamento.