Imagem positiva

Confiança da sociedade em advogados cresceu em 3 anos

Autor

16 de maio de 2014, 13h42

Uma pesquisa anual feita em todo o Brasil mostra que a confiança da socidade na advocacia tem crescido nos últimos anos. Segundo dados apresentados pelo instituto Valor Brasil, a credibilidade da advocacia na percepção da sociedade é de 68% — 26% a mais que em 2011, quando o levantamento foi feito pela primeira vez.

A pesquisa nacional contraria o que foi constatado por uma pesquisa alemã, segundo a qual os advogados estão entre as profissões com menor credibilidade segundo a percepção da sociedade. Segundo levantamento feito pelo instituto Valore Brasil, a maioria dos entrevistados disseram confiar nos advogados. Bombeiros e médicos são os profissionais com maior grau de confiança diante da sociedade, com índices de 96% e 87%, respectivamente, seguidos por promotores de Justiça (78%) e juízes (76%).

Se levada em consideração apenas a imagem que a sociedade tem da advocacia, o índice é ainda melhor. Segundo a pesquisa, 72% enxergam positivamente os profissionais da advocacia. A cada 10 pessoas, pelo menos sete veem com bons olhos o trabalho desses profissionais.

O levantamento feito pelo Valore Brasil teve como objetivo obter a avaliação de profissionais e institiuições por advogados e pela sociedade. Na opinião somente de membros da advocacia, o advogado é o terceiro profissional com maior índice de confiança (79%), ficando atrás apenas de bombeiros (93%) e médicos (84%). Para 78% dos advogados consultados, os promotores de Justiça são confiáveis, e para 77%, os juízes também.

Avaliaçao da OAB
A pesquisa avaliou também o desempenho da OAB por parte dos advogados e o conhecimento da entidade por parte da sociedade. Segundo o levantamento, 91% dos advogados têm plena confiança na Ordem no quesito “instituições”. O índice de satisfação dos profissionais com a atuação do órgão é positivo para 92%, segundo a pesquisa.

Questionados sobre como a OAB deve atuar, a maioria (74%) dos advogados respondeu que a entidade deve zelar pela imagem dos advogados, avaliando as situações específicas em caso de reclamação ou acusação contra um profissional. Para os entrevistados, as ações da OAB devem priorizar o zelo pela ética.

Na visão da sociedade, a OAB é confiável para 85% dos entrevistados. Mais de 84% classificou a entidade como idônea e cerca de 90% afirmou que acredita que o trabalho desenvolvido pela OAB é importante para o Brasil. Na percepção da sociedade, a Ordem tem contribuído para melhorar a imagem dos advogados nos últimos anos.

Para o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, os resultados apontam a satisfação e a concordância da advocacia e da sociedade com a atuação da entidade. “A OAB é a voz constitucional do cidadão, e temos a preocupação de ser vigilantes na defesa dos interesses da sociedade e diligentes na defesa do advogado e de suas prerrogativas”, afirmou.

Clique aqui para ler a pesquisa completa.

 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!