Liberdade de imprensa

Ricardo Boechat é condenado por crime de calúnia

Autor

9 de maio de 2014, 20h59

A 1ª Vara Criminal do Fórum Regional de Pinheiros, em São Paulo, condenou o jornalista Ricardo Boechat, do grupo Bandeirantes, a seis meses e 16 dias de prisão por crime de calúnia contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR). A juíza Aparecida Angélica Correa converteu a pena para três meses de trabalho comunitário. As informações são do portal UOL.

A Band, por meio da assessoria de imprensa, informou que vai recorrer da decisão. Ao Portal Imprensa, Boechat declarou que mantém as declarações sobre o senador. "Me avisaram que tinha uma condenação e o jurídico da Band vai recorrer. Não tem muito o que comentar, mas não mudo uma vírgula daquilo que eu disse", disse o jornalista.

Em 11 de maio de 2011, durante o programa matinal da rádio Band News, do qual é âncora, Boechat acusou o peemedebista de corrupção e nepotismo. Afirmou também que a aposentadoria que Requião recebe por ter sido governador do Paraná é “um roubo”.

O jornalista disse ainda que era alvo de perseguição pois o senador atribuiu a ele a divulgação de uma notícia em que o político era acusado de ter estuprado uma menor de idade. Boechat negou a autoria do comentário.

“Eu sou absolutamente a favor da liberdade da imprensa, mas a irresponsabilidade de alguns jornalistas tem que ser questionada e as pessoas devem ir a juízo. A juíza acertadamente converteu a pena em trabalho social. Preso numa cadeia brasileira, Ricado Boechat com certeza ficaria junto com pessoas piores que ele e poderia sair pior que entrou”, declarou Requião após a divulgação da sentença.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!