Copa do Mundo

Justiça marca audiência sobre pausas para reidratação de jogadores

Autor

17 de junho de 2014, 21h14

As altas temperaturas em algumas cidades onde acontecem jogos da Copa do Mundo motivou o Ministério Público do Trabalho a entrar com uma ação na segunda-feira (16/6), na 1ª Vara do Trabalho de Brasília, para exigir pausas técnicas durante as partidas nas quais a temperatura ambiente ultrapasse os 30º C. As interrupções seriam destinadas à reidratação dos atletas.

Por conta dessa ação, foi marcada para sexta-feira (20/6) uma audiência de conciliação entre o MPT e a Fifa. De acordo com o juiz que irá julgar o processo, Rogério Neiva Pinheiro, o caso é urgente, e será analisado com a maior brevidade possível. Já foram feitos contatos com os advogados da Fifa e Ministério Público. Na ação, que tem pedido de liminar, o MPT solicita ainda que seja aplicada multa de R$ 200 mil por jogo no qual as obrigações forem descumpridas.

O MPT toma por base, no pedido, o artigo 7º da Constituição, que fala sobre a redução dos riscos inerentes ao trabalho; e a Norma Regulamentadora 15, do Ministério do Trabalho e Emprego, que disciplina as obrigações e controles mínimos necessários à proteção do trabalhador, e seu ambiente laboral, frente a exposição a agentes insalubres, tais como o calor.

Ainda segundo o Ministério Público, a exposição dos atletas profissionais de futebol a condições climáticas diversas provoca riscos à saúde, diante da intensidade do esforço físico exigido durante as partidas.

Em fevereiro deste ano, o diretor médico da Fifa, Jiri Dvorak, havia dito durante visita a São Paulo que poderiam ser introduzidas paradas técnicas para os jogadores tomarem água extra e receberem toalhas frias sempre que necessário, mas ressaltou que isso é uma decisão médica que seria tomada em uma base caso a caso, antes de cada jogo, pela equipe de profissionais de saúde. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-10 e da Fifa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!