Condenação trabalhista

STF acaba com bloqueio de verbas de Maceió para pagamento de dívidas

Autor

10 de junho de 2014, 21h00

Uma liminar do Supremo Tribunal Federal desbloqueou verbas do município de Maceió que a Justiça do Trabalho havia bloqueado para o pagamento de dívidas trabalhistas. O entendimento foi que houve descumprimento da decisão do Supremo na Ação Direta de Inconstitucionalidade 1.662, segundo a qual só há possibilidade de sequestro de recursos públicos quando ocorrer a preterição da ordem de pagamento de precatórios (artigo 100, parágrafo 2º, da Constituição Federal). O ministro Dias Toffoli concedeu liminar na Reclamação 17.821.

Decisão anterior da Justiça do Trabalho havia determinado o bloqueio de verbas públicas para garantir o pagamento de direitos trabalhistas devidos a funcionários terceirizados, em caso de eventual condenação subsidiária do Poder Público. O juízo da 7ª Vara do Trabalho de Maceió determinou o bloqueio para garantir o pagamento de dívidas trabalhistas da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Tocqueville com funcionários. A entidade tem contrato com a administração pública local para prestação de serviços.

A decisão de primeira instância foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL), com base no argumento de que não houve ingresso no patrimônio do município, mas no crédito da Oscip Tocqueville.

Porém, ao aceitar o pedido de liminar, o ministro Dias Toffoli explicou que tal providência não coincide com a determinação ao ente público para que deposite os valores previstos em dotação orçamentária vinculada a convênio ou contrato celebrado com a entidade.

“No caso dos autos, a autoridade reclamada anuncia a possibilidade de, coercivamente, arrecadar ‘numerário repassado pela União ao Município de Maceió, a título de FPM [Fundo de Participação dos Municípios]’, o qual não é possível supor ser de propriedade da Oscip Tocqueville”, observou.

O ministro aponta também que não foi respeitada a ordem cronológica para requisição do pagamento. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!