Consultor Jurídico

Comentários de leitores

4 comentários

Simples para advocacia

J.C.MACHADO (Contabilista)

O regime tributário do SIMPLES NACIONAL para as sociedades de advogados tem de ser bem avaliado, principalmente para os casos de pequenas bancas.
Com efeito, dois ou três advogados, trabalhando como autônomos, usando o Livro Caixa para registrar as despesas operativas do escritório, talvez paguem menos impostos do que aderindo ao SN como sociedade de advogados.
Além do INSS patronal, que não está incluído na Tabela IV do SN, também o ISS municipal poderá atingir 5% da receita bruta, muito acima do regime de quotas fixas por profissional usual na tributação dos escritórios.
Cabe fazer as contas. Como diz o Dr. Raul, o SIMPLES não é tão simples.
José Carlos Machado dos Santos
Contador
LCKM Contabilidade S.S.

Simples Nacional - Advocaxia

Gustavo F. Lopes (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

É importante ressaltar que não se trata de limite de R$ 180.000,00, uma vez que o limite é de 3,6 milhões. O limite de 180 mil se refere a primeira faixa de tributação (4,50%).
Conforme for maior o faturamento, maior será a alíquota, sendo que o limite para permanecer no Simples será de 3,6 milhões de faturamento.

Contribuição Previdenciária

Alan F. Camargo (Advogado Sócio de Escritório)

Pode-se acrescentar à pontual análise a Contribuição Patronal Previdenciária - CPP, que não está dentre os tributos pagos no regime simplificado em que foi incluída a advocacia, diferentemente das demais atividades que foram incluídas no Anexo III da LC 123/06, no qual está prevista alíquota módica para a referida exação.

realidade

marcelolopes (Advogado Autônomo - Criminal)

Esse simples enquadra muitos advogados no brasil, conheco vários advogados autonomos, que trabalham só e não tem 15 mil de faturamento por mes, infelizmente essa é uma realidade da nossa classe e que muitos não imaginam que acontece. Alguns trabalham em casa, outros em algum imovel proprio par nao pagar aluguel e outros alugam na periferia mesmo q o aluguel fica menos de 1000 reais , e todos esses não tem secretaria e trabalham quase de graça para se manter. ACORDEM ISSO É UMA REALIDADE !!!

Comentar

Comentários encerrados em 17/06/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.