
TRF-4 mantém sucumbência em ação considerada improcedente

Se uma matéria jornalística não cita o nome da pessoa pública, nem o seu cargo, não há motivo para
reparação moral. Com este entendimento, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região 
manteve, na íntegra, sentença que negou o pedido feito pelo ex-superintendente do Porto de Paranaguá,
Eduardo Requião. A ação tentou responsabilizar não apenas o jornal e seu diretor, mas também o
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná e seu presidente à época dos fatos.

Com a improcedência da ação nas duas instâncias, Eduardo Requião terá de pagar honorários de
sucumbência aos advogados das partes vencedoras em valores milionários, pois ele próprio estimou a
causa em R$ 35 milhões, quando ajuizou o processo na 6ª Vara Federal de Curitiba. Os honorários foram
fixados em 5% sobre o valor da causa: algo estimado em R$ 1,7 milhão.

‘‘Vê-se, pois, que ao propor a ação o autor demandou valor de causa de R$ 35 milhões à época, e
somente ao ficar ciente de que o valor dos honorários advocatícios seria percentagem sobre esse
montante, demanda sua redução de forma transversa ao recorrer por indenização de apenas R$ 100 mil.
Assim, mantenho a sentença também no tocante à sucumbência’’, escreveu no acórdão o relator da
Apelação em Reexame Necessário, desembargador Fernando Quadros da Silva. A decisão é do dia 30 de
abril.

O caso
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, e seu superintendente, Eduardo
Requião, entraram com ação indenizatória contra os responsáveis pelo teor e divulgação da matéria
intitulada ‘‘Falta de dados técnicos pode cancelar licitação da dragagem’’, em janeiro de 2008, no jornal
Gazeta do Povo, de Curitiba.

Além do jornal e o espólio do seu diretor, figuraram no pólo passivo o Conselho Regional de Engenharia
e Agronomia do Paraná e seu presidente à época, Celso Roberto Ritter. Ele foi uma das principais fontes
da reportagem, que denunciou a falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o risco de sua
ausência para a licitação da obra.

A ação inicial imputou fatos diferentes a cada um dos demandados. Ao jornal e ao seu falecido sócio, a
responsabilidade pela publicação da notícia, tida como inverídica e atentatória aos direitos de
personalidade de Requião. Ao CREA-PR e a seu dirigente, o ato de prestar informações, tidas como
inverídicas, ao órgão de imprensa.

No decorrer do processo, a 6ª Vara Federal de Curitiba homologou o pedido de desistência formulado
pela administração do porto, o que extinguiu a demanda – sem resolução de mérito – contra o jornal e o
espólio. Como o coautor Requião não se manifestou, o juízo entendeu que o seu silêncio deveria ser
interpretado como indicativo de persistência no caso.

Sentença
Ao entrar no mérito da causa, a juíza federal Cláudia Cristina Cristofani observou que matéria não fez
uma menção sequer ao cargo ou à pessoa de Eduardo Requião. Tal constatação, por si só, já bastaria para

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 05/06/2014

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/trf-mantem-condenacao-requiao.pdf
https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/vara-curitiba-condena-requiao-pagar.pdf


afastar a afirmação de dano à honra objetiva, entendida como imagem pública, já que a matéria não lhe
imputou responsabilidade por qualquer ato ou fato noticiado.

‘‘O relato é sóbrio, dotado da neutralidade que se espera da imprensa, ainda que se possa questionar a
correção de informações técnicas, notadamente jurídicas, como pretende o autor na inicial. É certo que o
direito de informar vem acompanhado do dever de bem informar, que se traduz tanto no respeito à
integridade moral daqueles afetados pela matéria, como na correção das informações. Entretanto,
pequenas incorreções sobre este ou aquele termo — e os jurídicos são por vezes os mais afetados — não
induz à configuração de um ‘ataque’ ou mesmo de leviandade no ato de redigir a matéria’’, escreveu a
juíza na sentença

Conforme a julgadora, ainda que se discuta sobre a fidelidade da reportagem às declarações prestadas
por Celso Ritter, também não cabe imputar a este, ou ao órgão que então chefiava, qualquer ato lesivo. É
que, mesmo se verificada tal imprecisão, o texto dela resultante não teve qualquer conotação ofensiva.
Assim, não configurado o dano moral, não cabe qualquer indenização a ser paga a este título, por
nenhum dos demandados.

Com a improcedência da ação indenizatória, a juíza condenou Requião ao pagamento de honorários de
sucumbência, fixados em 5% sobre o valor atualizado da causa: R$ 35 milhões. Os autores da inicial
chegaram a este valor, multiplicando R$ 10 mil pelo número de cada exemplar do jornal distribuído em
todo o país. O montante será rateado entre os advogados vencedores.

Eduardo Requião entrou com recurso de apelação no TRF-4. Além pedir R$ 100 mil de indenização por
dano moral, insurgiu-se contra o valor dos honorários de sucumbência. Especificamente neste aspecto,
se mantida a sentença, requereu a redução dos honorários advocatícios para R$ 2 mil ou percentual sobre
a indenização de R$ 100 mil.

Clique aqui para ler a sentença.
Clique aqui para ler o acórdão.

Date Created
05/06/2014

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 05/06/2014

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/vara-curitiba-condena-requiao-pagar.pdf
https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/trf-mantem-condenacao-requiao.pdf

