Alterações judiciais

Juiz nos EUA chama defensor público para a briga e lhe dá um soco

Autor

5 de junho de 2014, 11h39

O juiz John Murphy, do Condado de Brevard, no litoral leste da Flórida, nos Estados Unidos, concordou em se afastar do cargo temporariamente. Ele terá de fazer terapia de controle da agressividade e está sujeito a investigação criminal por causa de uma discussão com o defensor público Andrew Weinstock, na sala de julgamento, que terminou em agressão física no corredor do tribunal.

As altercações verbais entre o juiz e o advogado foram gravadas por uma câmera fixa da sala de julgamento — veja o vídeo abaixo. Na hora em que perdeu a paciência, Murphy chamou Weinstock para a briga “lá fora” [da sala de julgamento]. E avisou que bateria nele — em linguagem tipicamente de rua.

Os dois saíram da sala e, a partir daí, a câmera gravou gritos no corredor adjacente, alguns palavrões e, em seguida, a voz do juiz de volta à sua mesa, para anunciar uma decisão (sem a presença do advogado). De acordo com as publicações Daily Business Review (com Associated Press), US News & World Report e diversas emissoras de TV, o juiz efetivamente agarrou o advogado pelo colarinho e deu um soco em seu rosto.

A briga foi imediatamente apartada por dois seguranças do tribunal. A Polícia do condado iniciou investigações, mas o defensor público preferiu não dar depoimento ou apresentar queixa contra o juiz, o que indica que poderá haver processo disciplinar, mas não criminal. Mais tarde, o advogado disse que aceitou o “convite” para ir lá fora, pensando que a discussão iria continuar fora da sala de julgamento, e não que iria apanhar.

O bate-boca
As discussões começaram quando o defensor público declarou que não abriria mão do “julgamento célere”, e o juiz não gostou. Como no Brasil, nos EUA o julgamento célere (speedy trial) é uma garantia constitucional do réu. No caso, qualquer delito — excluídos os homicídios — tem de ser julgado no prazo máximo de seis meses. Se não for, a ação criminal é extinta.

Mas, como no Brasil, nos EUA os tribunais convivem com sobrecarga de processos, formalidades processuais e burocracia. Assim, esse é um dispositivo constitucional que os tribunais nem sempre têm condições de obedecer.

O juiz perguntou ao advogado o que ele iria fazer então. O advogado respondeu: "Você diz o que vamos fazer, eu não vou abrir mão… Se quiser marcar o julgamento, marque".

Nesse ponto, o juiz perdeu a paciência: "Olha, seu eu tivesse uma pedra, aqui, eu a jogaria em você. Pare de me encher o saco. Apenas vá se sentar. Eu tomo conta disso. Eu não preciso de sua ajuda. Vá se sentar".

O advogado retrucou: “Você sabe, eu sou um defensor público. Tenho o direito de estar aqui, tenho o direito de ficar aqui e representar meus clientes”.

E o juiz: "Sente-se. Se você quer brigar, vamos lá para fora. E eu vou quebrar a sua cara (em inglês, ‘I’ll just beat your ass‘)". E saiu.

O advogado falou “vamos” e saiu atrás. Ouviram-se os gritos e os palavrões. Quando o juiz voltou à sala de julgamento, algumas pessoas que estavam na sala o aplaudiram. O juiz disse que precisava recuperar o fôlego, antes de continuar, porque já estava muito velho para isso. Alguém lhe ofereceu um copo d’água e todos riram.

Assista o vídeo gravado pela câmera fixa da sala de julgamento:

http://www.dailybusinessreview.com/home/id=1202657791132/Judge_To_Attorney_Ill_Just_Beat_Your_Ass_Caught_On_Video?back=NLJ&slreturn=20140504113427

Neste outro vídeo, do Daily News, a reportagem mostra imagens do juiz John Murphy:

http://www.nydailynews.com/news/national/florida-judge-allegedly-attacks-lawyer-courtroom-article-1.1815085

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!