Novo membro

Alberto Toron é nomeado juiz substituto do TRE de São Paulo

Autor

5 de junho de 2014, 19h04

O advogado criminalista Alberto Zacharia Toron foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Ele ocupará a vaga deixada após o fim do segundo mandato de Paulo Hamilton Siqueira Júnior. A escolha foi publicada na edição desta quinta-feira (5/6) do Diário Oficial da União.

Alessandra Fratus
Toron (foto) foi informado da nomeação no dia 16 de abril pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Eu me sinto honrado e feliz pela escolha, que para mim representa um enorme desafio. Para mim é importante porque é como se fosse um reconhecimento pelos mais de 30 anos de exercício da advocacia”, afirmou na época.

O processo de escolha de Toron teve início com sua manifestação de interesse perante o Tribunal Regional Eleitoral. Os nomes foram submetidos a análise do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, que definiu a lista tríplice. De volta ao TRE para recolhimento de documentos, os nomes foram enviados ao Tribunal Superior Eleitoral, que analisou dois quesitos: se os candidatos possuíam notório saber jurídico e reputação ilibada. Aprovada pela corte eleitoral, a lista chegou ao ministro da Justiça, que a submeteu ao crivo da presidente.

Toron é mestre e doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo, com especialização pela Universidade de Salamanca e em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra. Também é professor de Direito Penal.

Toron se destacou na advocacia atuando em casos de grande repercussão, como na defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT) na Ação Penal 470, o processo do mensalão, e do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto. Também foi presidente do conselho de entorpecentes de São Paulo durante o governo Mário Covas (PSDB).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!