Retrato da Justiça

Anuário da Justiça Brasil 2014 será lançado nesta quarta-feira, no STJ

Autor

3 de junho de 2014, 13h23

ConJur
Em 25 anos, a demanda da Justiça brasileira aumentou 270 vezes. Em 1988, havia 350 mil processos em tramitação no Judiciário; em 2012, eram mais de 90 milhões e, em 2014, estima-se que haja mais de 100 milhões. Para lidar com esse volume de processos, o Supremo Tribunal Federal e os tribunais superiores estão cada vez mais propensos a tratar de causas de interesse coletivo, em vez de se ocupar de casos com repercussão restrita apenas às partes envolvidas no processo.

A constatação está na oitava edição do Anuário da Justiça Brasil, que será lançada nesta quarta-feira (4/6), na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

A cerimônia terá a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Felix Fischer, e de ministros do STJ, do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior do Trabalho e do Superior Tribunal Militar. Além de representantes da OAB, da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República.

O Anuário da Justiça Brasil traz uma radiografia da cúpula do Judiciário brasileiro, mostrando quem são os atores da cena judicial e o que eles fazem. O trabalho exibe os perfis dos 93 ministros integrantes do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho, do Tribunal Superior Eleitoral e do Superior Tribunal Militar. Mostra também como funcionam as seções e turmas de julgamento desses tribunais.

A jurisprudência dos tribunais é apresentada e analisada na resenha das principais decisões proferidas em 2013. A publicação traz ainda reportagens especiais sobre processos em trâmite nas cortes e atuação dos tribunais.

O Anuário da Justiça Brasil é uma publicação da ConJur Editorial, com apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Serviço
Lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2014
Quando: 4 de junho (quarta-feira)
Onde: Na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília
Horário: 18h30

Para comprar um exemplar, clique aqui.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!