Consultor Jurídico

Projeto prevê que consumidor escolha foro para julgar ações

29 de julho de 2014, 16h13

Por Redação ConJur

imprimir

Está pronto para ser votado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto que deixa a critério do consumidor a escolha do foro para processar e julgar ações cíveis nos Juizados Especiais. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 94/2012 é de autoria do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) e tem como relator o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

A proposta acrescenta à Lei dos Juizados Especiais (Lei 9.099/1995) dispositivo para que, nas ações sobre relações de consumo, o foro competente para julgar a causa seja o do domicílio do consumidor quando este for réu. No caso em que o consumidor for o autor, o dispositivo estabelece que ele possa escolher o foro.

A proposta recebeu voto favorável do relator Aloysio Nunes. Para o senador, o projeto está de acordo com as leis que protegem o consumidor como a parte mais vulnerável da relação de consumo. Se aprovada, após a deliberação na CCJ a proposta poderá seguir diretamente à sanção, caso não haja recurso para votação em Plenário. Com informações da Agência Senado.