Mercado Jurídico

Até 2018, Brasil terá 102 mil escritórios, aponta levantamento

Autor

22 de julho de 2014, 14h09

Os serviços de aconselhamento, análises de riscos e leitura estratégica para negócios deverão manter o crescimento da careira jurídica no Brasil. É o que aponta um estudo feito pela Selem, Bertozzi & Consultores Associados. Os dados mostram que o país terá, em 2018, 1,1 milhão de advogados (hoje, são 776 mil). A marca dos escritórios impressiona: os atuais 43 mil devem mais do que dobrar em quatro anos, passando para 102 mil.

Para dar amparo à crescente demanda de profissionais, Rodrigo Bertozzi, sócio da consultoria, diz que as faculdades de Direito precisam passar por um choque de inovação. Segundo os dados do estudo, hoje existem 1.210 cursos de Direito no país, com cerca de 900 mil estudantes. Em 2018, devem se tornar 1.315 cursos, com 1,4 milhão de alunos. Lara Selem, também sócia da consultoria, explica que o Direito veio se adaptando à maior regulação do país. “Antes, era a base do Direito: cível, trabalhista, tributária, penal, constitucional, administrativo, imobiliário, internacional. Hoje temos, inclusive, esportivo, ambiental, trabalhista rural, aeronáutico, energia, petróleo, gás, agronegócio, entretenimento, previdenciário, securitário, entre outros”, exemplifica.

Compliance em alta
A demanda por profissionais especialistas na área de compliance cresceu cerca de 30% nos últimos meses, sobretudo no mercado financeiro, aponta Carolina Ottoboni, sócia da empresa de recrutamento especializado Asap Recruiters. A entrada em vigor da Lei Anticorrupção no início do ano é o principal motivo apontado. O perfil desejado pelas empresas é de profissionais com experiência, bom entendimento das normas fiscalizadoras e habilidades de comunicação, uma vez que se trata de uma posição que se relaciona com todas as áreas.

Chineses
O Demarest Advogados criou uma área especializada para clientes chineses. O Chinese Departament já tem recebido uma série de consultas de empresas de diversas áreas, entre elas automotiva, de energia, de máquinas e de equipamentos. A expectativa do Demarest é fechar o ano com, pelo menos, 15 novos clientes.

Morto não vale
O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo julgou o caso de um advogado que desejava utilizar o nome de seu pai, já morto, para constituir uma nova sociedade. Foi decido que a utilização do nome de advogado morto só é possível se houver essa autorização no contrato social vigente à época da morte, sendo impossível a utilização do nome na constituição de uma nova sociedade. Não contente com a decisão, o advogado pediu a utilização do nome do pai acompanhado da expressão “in memoriam” no material de divulgação do escritório. Mas essa possibilidade também foi vetada.

França e Brasil
A Lex Net, rede de Direito Empresarial que reúne escritórios no Brasil e no exterior, está promovendo, por meio de sua plataforma de negócios, a vinda de investidores e representantes de empresas francesas interessadas em fazer novos investimentos e parcerias comerciais no Brasil. O intercâmbio, coordenado pela Lex Net, é feito pelos advogados do escritório francês Ravet & Associés com outras 27 bancas associadas.

Processos éticos
O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de Mato Grosso, João Batista Beneti, afirmou à diretoria da OAB-MT e aos presidentes das Comissões Temáticas que não haverá prescrição de processos éticos em tramitação durante sua gestão. A informação foi transmitida durante reunião ocorrida no plenário da entidade no dia 10 de julho.

Política ambiental
A faculdade Fadisp organiza, entre os dias 4 e 8 de agosto, o Seminário Internacional Derechos Humanos Y Proteccion Ambiental: Tendencias Actuales. O evento, que será aberto ao público, contará com a presença do professor de Direito e Política Ambiental da Universidade de Cambridge, Jorge E. Viñuales.

Tributação e desenvolvimento
Os professores Misabel Derzi, André Mendes Moreira e Fernando Moura, sócios do escritório SCMD Consultores e Advogados, elaboraram um relatório sobre a área tributária no Brasil para apresentação no XIX Congresso Internacional de Direito Comparado, na Universidade de Viena (Áustria). O trabalho será apresentado por André Moreira nesta terça-feira (22/7), durante o painel Tributação e Desenvolvimento, coordenado pela professora Karen Brown, da Faculdade de Direito da Universidade George Washington, EUA.

Comitê trabalhista e previdenciário
O Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e o Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (Sinsa) farão, no dia 29 de julho, a reunião do Comitê Trabalhista e Previdenciário. O evento será no Renaissance São Paulo Hotel. É necessário confirmar presença antecipadamente pelo e-mail [email protected].

Automatização de processos
A Finch Soluções, empresa de soluções de TI para a automação de processos empresariais e jurídicos, anunciou a aquisição da Triata, especializada em soluções de automatização de processos por meio de workflow e BPMS (Business Process Management Suite), gestão de processos e desenvolvimento de portais. Os valores da transação não foram divulgados.

Licenciamento ambiental
O sócio do Tauil&Chequer Advogados e especialista em Direito Ambiental Luiz Gustavo Bezerra irá ministrar aula no curso de extensão do Instituto Brasileiro do Direito de Energia, em São Paulo, em agosto. O advogado será responsável pela disciplina de Licenciamento Ambiental no Setor de Energia, fazendo uma análise dos aspectos legais regulamentares necessários para licenciamentos nos setores de energia elétrica, fontes renováveis, biocombustíveis, petróleo e gás natural. A quarta edição dos cursos de extensão terá início no dia 14 de agosto.

Patentes
Valdir Rocha, sócio da área de propriedade intelectual do Veirano Advogados, foi listado entre os profissionais de patentes mais importantes do mundo, de acordo com a publicação Intellectual Asset Management (IAM) Patent 1000, dedicada a reconhecer as melhores bancas de advocacia e profissionais de patentes no planeta. A revista listou 16 escritórios brasileiros para essa prática. Veja a lista abaixo:

Escritórios brasileiros no IAM Patent 1000
Dannemann Siemsen
Gusmão & Labrunie
Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Daniel Advogados
Kasznar Leonardos
Montaury Pimenta Machado & Vieira de Mello
Pinheiro, Nunes, Arnaud e Scatamburlo Advogados
Soerensen Garcia Advogados Associados
Veirano Advogados
David do Nascimento Advogados Associados
Demarest Advogados
Guerra Propriedade Industrial
LLIP Intellectual Property
Müller Mazzonetto
TozziniFreire Advogados
Vilage Brazil Intellectual Property

 Expansão para o Rio
O escritório de advocacia de Porto Alegre Garrastazu Advogados está expandindo suas atividades para o Rio de Janeiro. A inauguração da nova filial ocorreu no dia 14 de julho, na Avenida Rio Branco, no centro do Rio. A equipe de seis advogados trabalhará de forma integrada com os advogados gaúchos, sob a coordenação de Artur Garrastazu.

Aniversário
O Navarro Advogados está completando 14 anos de existência. Os sócios Alexandre Tadeu Navarro, Elvis Mattar e Ricardo Peake Braga comemoram o crescimento do escritório.

Código Florestal
A palestra "Regularização de imóveis diante do novo Código Florestal: CAR, averbação, TACs, responsabilidades e demais efeitos legais", será ministrada no dia 29 de julho, em São Paulo, por Luciana Gil Ferreira, sócia da área ambiental do escritório Bichara Advogados, e Diogo Moure dos Reis Vieira, sócio da área imobiliária. A confirmação precisa ser feita pelo e-mail [email protected] até um dia antes do evento.

PELAS SOCIEDADES

O escritório Cardillo & Prado Rossi Advogados criou uma área para se aproximar dos clientes e buscar novas oportunidades de negócios. Para comandar o setor, o escritório contratou a advogada Carolina Marchioli Borges Minas, que vai atuar como executiva de novos negócios e relações institucionais.

A advogada Beatriz Viegas, especialista em gestão de operadoras de planos de saúde e em gerenciamento de projeto, acaba de ser admitida como sócia do Marcelo Tostes Advogados, onde responderá pela área de saúde suplementar e Direito Médico Hospitalar.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!