Escalada da violência

Um quarto dos mortos por ataques aéreos de Israel em Gaza são crianças

Autor

13 de julho de 2014, 17h47

Somente nos últimos cinco dias, pelo menos 28 crianças palestinas entre um e 17 anos de idade foram mortas em ataques aéreos do governo de Israel contra Gaza — um quarto do total de mortos —, com muitas outras feridas. Os dados foram divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta sexta-feira (11/7). A agência da ONU alertou ainda que o litoral de Gaza está bloqueado, o que torna difícil para os civis a fuga.

Em Israel, os ataques com foguetes a partir de Gaza também ameaçam as vidas de crianças israelenses, destacou o Unicef, porém não há vítimas fatais entre os israelenses.

Segundo agências de notícias internacionais, milhares de moradores de Gaza fugiram de suas casas neste domingo (13/7) diante dos bombardeios e ameaças israelenses de intensificar a ofensiva contra o movimento islamitta Hamas na região. 

O Escritório da ONU de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estima que, até o momento, 512 casas tenham sido destruídas ou severamente danificadas por ataques aéreos israelenses desde o início da mais recente onda de violência, no início de julho.

A ONU informou que 542 famílias palestinas — ou 3.250 pessoas — foram deslocadas pelo bombardeio. Além disso, 34 escolas foram danificadas. Cerca de 2 mil pessoas estão recebendo assistência do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA).

Serviços de saúde
A recente escalada de violência na Faixa de Gaza levantou preocupações sobre a capacidade do governo e do Ministério da Saúde do território palestino ocupado para lidar com o aumento da carga de emergências médicas no sistema de saúde.

O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que lembrou sobre os elevados níveis de escassez de medicamentos, materiais descartáveis médicos e suprimentos hospitalares, bem como o aumento da dívida da área de saúde.

A OMS e o Ministério da Saúde palestino estão convidando os doadores locais e internacionais a apoiar o Ministério para enfrentar a atual difícil situação no território palestino ocupado, especialmente na Faixa de Gaza, que segundo a agência da ONU está afetando a saúde e bem-estar dos palestinos.

Além das centenas de mortes e ferimentos, um hospital, três clínicas e um centro de dessalinização da água em um campo de refugiados também foram danificados. A OMS teme que mais ataques possam acontecer, piorando ainda mais a situação. Com informações da Assessoria de Imprensa da ONUBR. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!